Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25221
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo Filho, Edilson Targino de-
dc.creatorSilva, Maria Luana da-
dc.date.accessioned2022-10-24T14:42:33Z-
dc.date.available2022-10-24-
dc.date.available2022-10-24T14:42:33Z-
dc.date.issued2021-06-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25221-
dc.description.abstractLibraries as information centers contribute to support research, teaching and extension by promoting extension actions with the aim of supporting the teaching-learning process in academic training. The extension project Place of Information, Knowledge and Learning (LICA) developed within the scope of the Francisco Tancredo Torres Sectorial Library provides actions that reinforce information literacy for scientific research, expanding critical aptitude in information and knowledge, encouraging critical ability and empowerment in academic writing. The actions of the LICA project presented here are centered on the first stage of the project, the series of web conferences workshops, webinars called #ColetivoDeSaberes. The actions were carried out through the platform of the National Research Network (RNP), YouTube channel of the Centro de Ciências Agrárias (CCA) Library. The target audience of the activities was undergraduate and graduate students, but with the realization of these actions, a much greater scope than expected with professionals from different areas was perceived. It is also noteworthy that the extension actions are aligned with the Sustainable Development Objective of Agenda 2030, which seeks to guarantee quality education, without any type of discrimination and inserted all and everyone in the project activities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Natanael Carvalho (carvalhon31@gmail.com) on 2022-10-24T14:42:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) WEBCONFERÊNCIAS COMO ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE.pdf: 287296 bytes, checksum: bbb9b15a5fbb5b86b378808a32fce603 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-24T14:42:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) WEBCONFERÊNCIAS COMO ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE.pdf: 287296 bytes, checksum: bbb9b15a5fbb5b86b378808a32fce603 (MD5) Previous issue date: 2021-06-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofRevista Bibliomarpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompetência em informação críticapt_BR
dc.subjectBibliotecas universitáriaspt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.titleWebconferências como estratégias de desenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.title.alternativeWebconferencias as strategies for developing skillspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.citation.volume20pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage217pt_BR
dc.citation.epage228pt_BR
dc.description.resumoAs bibliotecas como centros de informações contribuem para dar suporte à pesquisa, ao ensino e à extensão promovendo ações extensionistas com o objetivo de apoiar o processo de ensino aprendizagem na formação acadêmica. O projeto de extensão Lugar da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem (LICA) desenvolvido no âmbito da Biblioteca Setorial Francisco Tancredo Torres proporciona ações que reforçam o letramento informacional para investigação científica, ampliando a aptidão crítica em informação e conhecimento incentivando a habilidade crítica e o empoderamento na escrita acadêmica. As ações do projeto LICA aqui apresentadas estão centradas na primeira etapa do projeto a série de webconferências, workshops, webinários denominada #ColetivoDeSaberes. As ações foram realizadas por meio da plataforma da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), canal do YouTube da Biblioteca Centro de Ciências Agrárias (CCA). O público-alvo das atividades foi discente de graduação e pós-graduação, mas, com a realização destas ações percebeu-se uma abrangência muito maior do que o esperado com profissionais de diversas áreas. Destaca-se ainda que as ações extensionistas estão alinhadas com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 que busca garantir uma educação de qualidade, sem qualquer tipo de discriminação e inseridos todas e todos nas atividades do projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Informação, Memória, Cultura e Patrimônio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WEBCONFERÊNCIAS COMO ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE.pdf280,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons