Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro, Edna Gomes-
dc.date.accessioned2022-10-24T16:38:30Z-
dc.date.available2022-10-24-
dc.date.available2022-10-24T16:38:30Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn19835116pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25225-
dc.description.abstractIt investigates the social responsibility of non-governmental organizations (NGOs), Casa do Pequeno Davi and Children's Villages, regarding reading / information mediation actions. It revisits the authors Silva (2006); Petit (2008); (Ramalho, 1996); Figueiredo (1996), among others. The problem question asks: How do the NGOs Casa Pequeno Davi and Aldeias SOS implement socio-educational actions to arouse the pleasure of reading in children and young people from the periphery? Its general objective is to analyze how the NGOs mentioned use reading in the resocialization of children and young people from the periphery. As specific objectives reveal concepts of reading, built by children and young people of perhiferia, focusing on what, why and what to read, as well as their reading stories. It uses the qualitative approach and ethnomethodological guidelines. Based on the subjects' topical life story. The results show us the omission of the public power in the adoption of social policies, a fact that opens spaces for NGOs to act in the most varied questions and initiatives of socio-educational development of the population, among them the access to reading / information, considered “a collective good, a good at all. ” Initiatives that emerge both for library creation and development and for reading stimulation. Notes that the reading experiences arising from the actions carried out by the researched NGOs, allow the recomposition of identities of children and young people, making them active agents of their lives and their histories.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Natanael Carvalho (carvalhon31@gmail.com) on 2022-10-24T16:38:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ONGS E MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM COMUNIDADES PERIFÉRICAS.pdf: 501587 bytes, checksum: cad474d0d31b84e36f29480f9f49226c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-24T16:38:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ONGS E MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM COMUNIDADES PERIFÉRICAS.pdf: 501587 bytes, checksum: cad474d0d31b84e36f29480f9f49226c (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMediação da Leiturapt_BR
dc.subjectOrganizações Não Governamentaispt_BR
dc.subjectApropriação da Informaçãopt_BR
dc.titleONGS e mediação da informação em comunidades periféricas: desdobramentos e relações no contexto da Ciência da Informaçãopt_BR
dc.title.alternativeNGOS and mediation of information in communities of suburb: developments and relationships in the context of Information Sciencept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.citation.volume12pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.description.resumoInvestiga a responsabilidade social das organizações não-governamentais (ONGS) Casa do Pequeno Davi e Aldeias Infantis, com relação as ações de mediação da leitura/informação. Revisita na fundamentação os autores Silva (2006); Petit (2008); Ramalho (1996); Figueiredo (1996), dentre outros. A questão problema indaga: Como as ONGS Casa Pequeno Davi e Aldeide SOS implementam ações socioeducativas para despertar o prazer de ler em crianças e jovens de periferia? Tem o objetivo geral de analisar como as ONGS citadas utilizam a leitura na ressocialização de crianças e jovens de periferia. Como objetivos específicos revelar concepções de leitura, construídas por crianças e jovens de periferia, focando o que, por que e para que ler, bem como suas histórias de leituras. Recorre à abordagem qualitativa, e às orientações etnometodológicas. Apoiada na história de vida tópica (de leitura) dos sujeitos. Os resultados evidenciam-nos a omissão do poder público na adoção de políticas sociais, fato que abre espaços para as ONGS atuarem nas mais variadas questões e iniciativas de desenvolvimento socioeducativo da população, dentre elas o acesso a leitura/informação, considerado “um bem coletivo, um bem de todo”. Iniciativas, que emergem tanto para criação e desenvolvimento de bibliotecas quanto para o estímulo à leitura. Constata que as experiências de leitura advindas das ações realizadas pelas ONGS pesquisadas, oportunizam a recomposição de identidades de crianças e jovens, tornando-as agentes ativos de suas vidas e de suas histórias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Informação, Memória, Cultura e Patrimônio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ONGS E MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM COMUNIDADES PERIFÉRICAS.pdf489,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons