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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25240
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Thiago Barbosa.-
dc.date.accessioned2022-10-24T23:29:24Z-
dc.date.available2022-10-24T23:29:24Z-
dc.date.issued2022-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25240-
dc.description.abstractNowadays the market is increasingly competitive. In this sense for companies to stand out in the market, it is necessary to use tools that aim to contribute to remain attractive in the market, especially in the case of small companies. Hence, this course conclusion work aims to demonstrate that Supply Chain, applied in the purchasing area, can be considered an instrument that generates a competitive advantage for the organization, as it contributes to reducing costs and increasing the production chain, providing the improvement in quality, as well as the relationship with the supplier market. From the current literature, studies on purchasing within organizations have been highlighted, in a strategic way that massively contributes to the development of the company. To achieve this objective, the study was based on exploratory qualitative research in books, bibliographies and academic articles. Thus, theoretically, the study of the main authors in the Administrative area of materials and projects was used. As a result, it was possible to identify, in four aspects, how the study contributes to society: reviewing the literature on the subject, identifying purchasing management as a strategic tool and detailing the importance of integration between sectors, exemplifying the same, identifying the Supply Chain as a methodology and, finally, analyzing whether this methodology brings a competitive advantage to small businesses.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2022-10-24T23:29:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TBL24102022: 1300050 bytes, checksum: 20f66eb5eee7feacb11526646b71c273 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão de Compras.pt_BR
dc.subjectSupply Chain.pt_BR
dc.subjectCompetitividade Organizacional.pt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleSupply Chain e gestão de compras: ferramentas estratégicas para as pequenas empresaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Cesar Emanoel Barbosa de.-
dc.description.resumoContextualizando, de acordo com as tendências e conjunturas sociais, percebe-se que nos dias atuais o mercado está cada vez mais competitivo. Neste sentido, para as empresas se destacarem no mercado, se faz necessário a utilização de ferramentas que visam contribuir para se permanecerem atraentes no mercado, principalmente tratando-se de pequenas empresas. Diante disto, este Trabalho de Conclusão de Curso, teve como objetivo demonstrar que o Supply Chain, aplicado na área de compras, pode ser considerado um instrumento que gera vantagem competitiva para a organização, pois contribui para a redução de custos e aumento da cadeia produtiva, proporcionando a melhoria na qualidade, assim como também contribui o relacionamento com o mercado fornecedor. A partir da literatura atual, vêm sendo destacados os estudos sobre compras dentro das organizações, de forma estratégica, que coopera massivamente no desenvolvimento da empresa. Para atingir este objetivo, o estudo baseou-se em pesquisa qualitativa exploratória em livros, bibliografias e artigos acadêmicos. Dessa forma, utilizou-se teoricamente o estudo dos principais autores da área Administrativa de materiais e projetos. Como resultado, foi possível identificar em quatro aspectos, de que forma o estudo contribui para a sociedade: revisando a literatura sobre o tema, identificando a gestão de compras como ferramenta estratégica e detalhando a importância da integração entre setores exemplificando o mesmo, identificando o Supply Chain como metodologia e, por fim, analisando se essa metodologia traz uma vantagem competitiva para empresas de pequeno porte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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