Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25253
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Rodrigo de Miranda-
dc.date.accessioned2022-10-25T14:45:25Z-
dc.date.available2022-09-02-
dc.date.available2022-10-25T14:45:25Z-
dc.date.issued2022-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25253-
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic motivated the creation of collective curatorships developed in the period 2020-2021 — the proposals for online exhibitions currently developed by the collective [R]exista mais, formed by students of the visual arts course from the Federal University of Paraíba (UFPB) and also the Sintoma project, developed during the year 2020, in the discipline of supervised internship in cultural institutions from the UFPB visual arts course. These projects sought through a process of collective curation, to articulate the construction of an exhibition model capable of engaging and mobilizing the public through social networks from the context of isolation. In order to investigate these phenomena, we take these experiences as a starting point to propose a case study about the ways in which online artistic and curatorial practices are configured in this context. In this way, we sought to analyze the process of conception, dissemination, assembly and execution of the online exhibitions of these projects, seeking to understand the role of the exhibition strategies adopted by the shared curatorship in the construction of an experience adapted to the particularities of the digital environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-10-25T14:45:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMB02092022.pdf: 1768772 bytes, checksum: c972751e260bfd2e19543f609cfc7c29 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-25T14:45:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMB02092022.pdf: 1768772 bytes, checksum: c972751e260bfd2e19543f609cfc7c29 (MD5) Previous issue date: 2022-06-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectCuradoria - Pandemiapt_BR
dc.subjectExposições on-linept_BR
dc.subjectCuradoria coletivapt_BR
dc.titleCuradoria compartilhada no ambiente digital: experiências e práticas relacionais no contexto pandêmicopt_BR
dc.title.alternativeShared curation in the digital environment: experiences and relational practices in the pandemic contextpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Robson Xavier da-
dc.description.resumoA pandemia do Covid-19 motivou a criação de curadorias coletivas desenvolvidas no período de 2020-2021 — as propostas de exposições online atualmente desenvolvidas pelo coletivo [R]exista mais, formado por estudantes do curso de artes visuais, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e também o Projeto Sintoma, desenvolvido no decorrer do ano de 2020, na disciplina de estágio supervisionado em instituições culturais do curso de artes visuais da UFPB. Esses projetos buscaram por meio de um processo de curadoria coletiva articular a construção de um modelo de exposição capaz de engajar e mobilizar o público por meio das redes sociais a partir do contexto de isolamento. Com o objetivo de investigar esses fenômenos, tomamos essas experiências como ponto de partida para propor um estudo de caso acerca dos modos de configuração de práticas artísticas e curatoriais on-line feitas nesse contexto. Dessa forma, buscou-se analisar o processo de concepção, divulgação, montagem e execução das exposições online desses projetos buscando com isso compreender o papel das estratégias expositivas adotadas pela curadoria compartilhada na construção de uma experiência adaptada às particularidades do ambiente digital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesAQUINO, R. F. Arte participativa, mediação cultural e práticas colaborativas: perspectivas para uma curadoria expandida. Repertório: Teatro & Dança, Salvador, v. 1, p. 90-103, 2017. BISHOP, C. Artificial hells: participatory art and the politics of spectatorship. London; Nova York: Verso, 2012. BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009. CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. HENCK, Joice P. Estética relacional na era digital: espaços, sujeitos e imagens. In: 22º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: Ecossistemas Estéticos, 2013, Belém. Anais[...]. Belém: ANPAP, 2013. p. 3610-3625. LEMOS, A. Cibercultura. Tecnologia e Vida Social na Cultura Contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002. LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010. ROSENFELD, Anatol. Brecht e o teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2012. YIN, Robert K. Estudo de caso – planejamento e métodos. (2Ed.). Porto Alegre: Bookman, 2001.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMB02092022.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons