Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25260
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPraxedes, Rafael Maranhão Rego-
dc.date.accessioned2022-10-25T17:07:57Z-
dc.date.available2022-09-22-
dc.date.available2022-10-25T17:07:57Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25260-
dc.description.abstractThe Vehicle Routing Problem (VRP) is a classical combinatorial optimization problem widely studied in the literature. By de nition, it consists in determining least-cost routes, starting and ending at the depot, to meet the demands of a set of customers. There is a substantial number of variants of the problem, which might include additional attributes such as a heterogeneous eet of vehicles, time windows, and so on. Among them, there is the VRP with Simultaneous Pickup and Delivery (VRPSPD), where customers have both pickup and delivery demands to be satis ed in a single visit. In this context, this work aims at proposing a uni ed exact approach based on column generation and cutting planes to solve ten VRPSPD variants including the classic version of the problem. This approach uses the VRPSolver, which is a state-of-the-art branch-cut-and-price solver for routing and similar problems. The results show that the proposed approach is highly e ective in obtaining the optimal solutions or improving the dual bounds for many open benchmark instances.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-10-24T10:16:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RafaelMaranhãoRegoPraxedes_Dissert.pdf: 925952 bytes, checksum: cb495da0bb5f3afe5cae3f3e64a51f67 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-10-25T17:07:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RafaelMaranhãoRegoPraxedes_Dissert.pdf: 925952 bytes, checksum: cb495da0bb5f3afe5cae3f3e64a51f67 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-25T17:07:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RafaelMaranhãoRegoPraxedes_Dissert.pdf: 925952 bytes, checksum: cb495da0bb5f3afe5cae3f3e64a51f67 (MD5) Previous issue date: 2022-08-19en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRoteamento de veículospt_BR
dc.subjectColeta e entrega simultâneaspt_BR
dc.subjectGeração de colunaspt_BR
dc.subjectPlanos de cortept_BR
dc.subjectVehicle routingpt_BR
dc.subjectSimultaneous pickup and deliverypt_BR
dc.subjectColumn generationpt_BR
dc.subjectCutting planespt_BR
dc.titleUma abordagem exata unificada para uma classe de problemas de roteamento de veículos com coleta e entrega simultâneaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Subramanian, Anand-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2752210156480636pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bulhões Júnior, Teobaldo Leite-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3464164007134344pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1823128704690546pt_BR
dc.description.resumoO Problema de Roteamento de Veículos (PRV) é um problema de otimização combinat ória clássico amplamente estudado na literatura. Por de nição, consiste em determinar as rotas de menor custo, que são iniciadas e nalizadas no mesmo depósito, de modo a atender as demandas de um conjunto de clientes. Há uma diversidade de variantes desse problema, as quais podem incluir atributos adicionais, tais como frota de veículos heterogênea, janelas de tempo, entre outros. Dentre esses problemas, há o PRV com Coleta e Entrega Simultâneas (PRVCES), que considera o fato dos clientes possuírem tanto demandas de entrega quanto de coleta a serem satisfeitas em uma única visita. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo propor uma abordagem exata uni - cada baseada em geração de colunas e de cortes para resolver dez variantes do PRVCES, incluindo a versão clássica do problema. Essa abordagem faz uso do VRPSolver, um resolvedor branch-cut-and-price estado-da-arte para problemas de roteamento e a ns. Os resultados mostram que a abordagem proposta é bastante efetiva na obtenção de solu ções ótimas ou aprimoramento dos limites duais para muitas instâncias da literatura em aberto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RafaelMaranhãoRegoPraxedes_Dissert.pdf904,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons