Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Gilmara Dias do-
dc.date.accessioned2022-10-25T17:15:54Z-
dc.date.available2023-10-04-
dc.date.available2022-10-25T17:15:54Z-
dc.date.issued2022-08-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25269-
dc.description.abstractAfter 18 years inside a newsroom, it is inevitable to notice the changes that journalism has gone through. One of them was the role of the citizen within the process of building both the news itself and the news. This research investigates the motivations that lead citizens to produce videos for the news program Jornal da Correio (TV Correio, affiliate Record TV in Paraíba) through the frame “Sou Repórter Correio”, as well as their perceptions after broadcasting. To achieve this objective, as a theoretical framework we discuss different concepts that involve public participation in television news. As a method, we conducted semi-structured interviews with 10 coproducers, who participated in the frame by sending videos. In addition, participant observation was also carried out in the newsroom of Jornal da Correio to understand the reception aspects and the productive routines applied to the use of these videos. Based on the results achieved, our study helped to deepen knowledge about what motivates the public to participate, indicating that the belief that television shortens paths between the population and public authorities so that collective problems can be solved. This is a great motivating factor that brings co-producers closer to the field of journalism as well as professionals to co-producers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-10-24T16:11:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GilmaraDiasDoNascimento_Dissert.pdf: 1396112 bytes, checksum: c062ae4fd671171d9b8af7917f245d2f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-10-25T17:15:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GilmaraDiasDoNascimento_Dissert.pdf: 1396112 bytes, checksum: c062ae4fd671171d9b8af7917f245d2f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-25T17:15:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GilmaraDiasDoNascimento_Dissert.pdf: 1396112 bytes, checksum: c062ae4fd671171d9b8af7917f245d2f (MD5) Previous issue date: 2022-08-17en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCoproduçãopt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectTelejornalismopt_BR
dc.subjectRecepçãopt_BR
dc.subjectSou Repórter Correiopt_BR
dc.subjectCo-productionpt_BR
dc.subjectTelevisionpt_BR
dc.subjectTelejournalismpt_BR
dc.subjectReceptionpt_BR
dc.titleSou Repórter Correio: as motivações do público para atuar na coprodução do Jornal da Correiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Siqueira, Fabiana Cardoso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3592350018242846pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9332751066870777pt_BR
dc.description.resumoDepois de vivenciar 18 anos dentro de uma redação, é inevitável perceber as mudanças pelas quais passou o jornalismo. Uma delas foi o papel do cidadão dentro do processo de construção tanto da notícia em si quanto dos noticiários. Esta pesquisa investiga as motivações que levam os cidadãos a produzir vídeos para o telejornal Jornal da Correio (TV Correio, afiliada Record TV na Paraíba) através do quadro “Sou Repórter Correio”, bem como as percepções dos mesmos após a veiculação. Para atingir este objetivo, como referencial teórico discutimos diferentes conceitos que envolvem a participação do público nos telejornais. Como método, realizamos entrevistas semiestruturadas com 10 coprodutores, que participaram do quadro enviando vídeos. Além disso, também foi feita observação participante na redação do Jornal da Correio para compreender os aspectos de recebimento e das rotinas produtivas aplicadas para a utilização desses vídeos. Com base nos resultados alcançados, nosso estudo auxiliou a aprofundar conhecimentos sobre o que motiva o público a participar, indicando que há a crença de que a televisão encurta caminhos entre população e autoridades públicas para que problemas de cunho coletivo possam ser resolvidos. Esse é um grande fator motivador e que aproxima os coprodutores do campo do jornalismo bem como os profissionais dos coprodutores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Jornalismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GilmaraDiasDoNascimento_Dissert.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons