Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorda Mota Neto, Henrique Antonio Fonseca-
dc.date.accessioned2022-10-26T11:48:36Z-
dc.date.available2023-06-01-
dc.date.available2022-10-26T11:48:36Z-
dc.date.issued2022-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25280-
dc.description.abstractThe restrictions caused by COVID-19 had an impact on the daily and therapeutic activities of patients with autism spectrum disorder (ASD), justifying a measurement of this impact on the sensory, cognitive, physical and behavioral spheres of these patients. The objetive is To assess and quantify, through a standardized score to assess the effectiveness of the multidisciplinary treatment of children and adolescents with ASD, the evolution of patients after the onset of social restrictions due to the SARS-CoV-2 pandemic. After studying the profile of the studied patient and his family, a retroactive analysis and comparison was performed (before the pandemic), one during restrictions and another after 6 months of normalization of therapeutic activities, of the scores of both the Autism Treatment Evaluation Checklist (ATEC) completed by guardians of 20 children aged 4 to 12 years with ASD in a multidisciplinary therapy center. Data analysis performed through T-Test for paired samples. The Shapiro-Wilk test demonstrated normal distribution of the data obtained for the pre-pandemic data and for the first evaluation after the beginning of the pandemic. The Student's T test for a paired sample showed that there is statistical relevance, in the analysis of the total score, for symptom worsening due to interruption of therapies with P value < 0.05. In the second evaluation, of the 10 reevaluated patients, 6 showed improvement in the score and 4 remained with worsening. The discontinuation of the various therapies and the limitation of social interaction had a negative impact on the evolution of the children and adolescents evaluated in the present study and, although a small portion of the individuals studied showed an improvement in the total ATEC score, there was statistical relevance for the symptomatic worsening. after cessation of therapies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rodrigo Meschiatti (rodmeschi@gmail.com) on 2022-10-26T11:48:36Z No. of bitstreams: 1 HENRIQUE ANTONIO FONSECA DA MOTA NETO - TCC.pdf: 832647 bytes, checksum: 37879f03313aa7ce6f25b9a291e2a66e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-26T11:48:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HENRIQUE ANTONIO FONSECA DA MOTA NETO - TCC.pdf: 832647 bytes, checksum: 37879f03313aa7ce6f25b9a291e2a66e (MD5) Previous issue date: 2022-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectLockdownpt_BR
dc.subjectATECpt_BR
dc.subjectMultidisciplinarpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleIMPACTO DAS MEDIDAS DE CONTENÇÃO DA PANDEMIA PELA COVID-19 NO DESENVOLVIMENTO SINTOMATOLÓGICO DE PACIENTES PEDIÁTRICOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Wanderley, Juliana Carneiro Monteiro-
dc.description.resumoAs restrições pela COVID-19 repercutiram nas atividades cotidianas e terapêuticas dos pacientes pelo transtorno do espectro autista (TEA), justificando uma mensuração desse impacto nas esferas sensoriais, cognitivas, físicas e comportamentais destes pacientes. Objetivou-se avaliar e quantificar, através de escore padronizado para avaliação da efetividade do tratamento multidisciplinar de crianças e adolescentes com TEA, a evolução dos pacientes após o início das restrições sociais devido à pandemia de SARS-CoV-2. Após o estudo do perfil do paciente estudado e sua família, foi realizada uma análise e comparação retroativa (antes da pandemia), uma durante vigência de restrições e outra após 5 meses da normalização das atividades terapêuticas, das pontuações tanto do Autism Treatment Evaluation Checklist (ATEC) respondidos por responsáveis de 20 crianças de 4 a 12 anos com TEA em um centro de terapias multidisciplinares. Foi realizada análise de dados através de Teste-T para amostras pareadas. O teste de Shapiro-Wilk demonstrou distribuição normal dos dados obtidos para os dados pré pandemia e para primeira avaliação após o início da pandemia. Pelo Teste T de Student para amostra pareada demonstrou-se que há relevância estatística, na análise do escore total, para a piora sintomática devido interrupção das terapias com p valor< 0,05. Já na segunda avaliação, dos 10 pacientes reavaliados 6 apresentaram melhora do escore e 4 permaneceram com piora. Concluímos que a descontinuação das diversas terapias e a limitação do convívio social repercutiu negativamente na evolução das crianças e adolescentes avaliados no presente estudo e, apesar de pequena parcela dos indivíduos estudados ter apresentado melhora na pontuação total do ATEC, houve relevância estatística para a piora sintomática após cessação das terapiaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMedicinapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HENRIQUE ANTONIO FONSECA DA MOTA NETO - TCC.pdf813,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.