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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25284
Tipo: TCC
Título: CONHECIMENTO DOS PAIS SOBRE O PROCESSO DE TRANSIÇÃO ALIMENTAR DE LACTENTES ATENDIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY
Autor(es): Costa, Joana Rosa Urbano Sousa
Primeiro Orientador: Barbosa, Marília Denise de Saraiva
Resumo: O processo de introdução alimentar é importante para o estabelecimento de padrões alimentares de longo prazo. Saber como ocorre esse processo e o que o influencia são elementos importantes para promover um crescimento saudável. O objetivo da pesquisa foi caracterizar o conhecimento dos pais e cuidadores sobre a introdução alimentar de crianças com até um ano de idade atendidas por um serviço de Puericultura da Paraíba (PB). Trata-se de um estudo observacional de caráter descritivo do tipo transversal e de análise quantitativa. A amostra foi não-probabilística por conveniência. A população do estudo foram crianças com até um ano de idade atendidas no serviço do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Os dados foram adquiridos através de formulário aplicado aos pais na plataforma Google Forms. A amostra foi composta por 124 lactentes. A maioria das crianças estava acompanhada pela mãe (87,1%) e o pai foi o principal provedor da família. 46% não realizou aleitamento materno exclusivo por pelo menos 6 meses. Já a percepção dos entrevistados sobre quais alimentos podem ser incluídos no cardápio da criança foi, no geral, aceitável, principalmente em relação à ingestão de açúcar, sal e legumes. Os entrevistados sabem que devem usar temperos naturais e evitar sal, mas preferem o preparo separado da comida da família. Em conclusão, o conhecimento dos pais e cuidadores dos pacientes acompanhados na puericultura do serviço analisado é em geral satisfatória. Porém, nota se que a adequação às diretrizes em relação aos alimentos a serem oferecidos às crianças é variável de acordo com a categoria analisada. Em relação às principais dificuldades encontradas para a correta realização da introdução alimentar do lactente, observa-se a não aceitação da criança aos alimentos oferecidos.
Abstract: The complementary feeding introduction process is important for establishing long-term eating patterns. Knowing how this process happens and what influences it are important elements to promote healthy growth. This study aimed to describe the knowledge of parents and caregivers about the introduction of complementary feeding of children up to one year of age attended by a childcare service in Paraíba (PB). This is an observational, descriptive cross-sectional study with quantitative analysis. The study population refers to children up to one year of age treated at this childcare service. A non-probabilistic convenience sampling was performed. Data were acquired through a questionnaire applied to parents on the Google Forms platform. The sample consisted of 124 infants, most of the children were accompanied by their mother (87.1%) and the father was the main breadwinner of the family. 46% had not been exclusively breastfed for at least 6 months. The perception of the interviewees about which foods can be included in the child's menu was, in general, acceptable, especially in relation to the intake of sugar, salt and vegetables. Interviewees know that they should use natural seasonings and avoid salt, but they prefer to prepare it separately from the family's food. In conclusion, the knowledge of parents and caregivers of patients followed up in the analysed childcare service is generally satisfactory. However, it is noted that the adequacy to the guidelines in relation to the foods to be offered to children varies according to the analysed category. Regarding the main difficulties encountered for the correct performance of the infant's food introduction, it is observed that the child does not accept the food offered.
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil
Cuidado da criança
Nutrição da criança
Pediatria
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25284
Data do documento: 18-Mai-2022
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