Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25389
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Raniel Ferreira da-
dc.date.accessioned2022-11-04T17:10:59Z-
dc.date.available2022-11-04-
dc.date.available2022-11-04T17:10:59Z-
dc.date.issued2019-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25389-
dc.description.abstractUniversity engineering competitions are initiatives of fundamental importance for the promotion of scientific research and the diffusion and exchange of knowledge, providing valuable experiences in the work’s market and providing a concrete opportunity to direct the students to their future careers. Among the university disputes, there is the International Motostudent Competition, which is a challenge among university teams from around the world, inspired by the Moto3 category of the World Motorcycle Championship. In this scenario, the objective of this work is to develop a project of rear suspension for a motorcycle prototype of the Motorius Racing Team of the Federal University of Paraíba, participant of the Motostudent competition, so that it serve as a theoretical support to the materialization of suspension’s components that will be part of the team's future motorcycle prototypes. To this end, subjects pertaining to the design of the suspension system will be presented, using literature recognized in the area, and then will be applied the methodology based in knowledge of Process of Product Development, which separates the activities needed to design the suspension system in four phases: Project Planning, Conceptual Design, Preliminary Design and Detailed Design. In support of the project development, Adams® and Solidworks® softwares will be used. The application of such methodology has made relevant contributions not only at suspension system design, but also how to proceed in the design development of any desired product.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-11-04T17:10:59Z No. of bitstreams: 1 TCC - Raniel Ferreira da Costa - 2019 - Versão Final-convertido.pdf: 2144652 bytes, checksum: f5cd42ab516b430758454f6150de473e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-04T17:10:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Raniel Ferreira da Costa - 2019 - Versão Final-convertido.pdf: 2144652 bytes, checksum: f5cd42ab516b430758454f6150de473e (MD5) Previous issue date: 2019-08-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMotostudentpt_BR
dc.subjectSuspensão traseirapt_BR
dc.subjectAdams®pt_BR
dc.subjectProcesso de Desenvolvimento de Produtospt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um projeto de sistema de suspensão traseira aplicado a um protótipo de veículo de competição estilo moto3pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Veronese, Jean Pierre-
dc.description.resumoCompetições universitárias de engenharia são iniciativas de fundamental importância para promoção da pesquisa científica e da difusão e intercâmbio de conhecimentos, proporcionando experiências valorizadas pelo mercado de trabalho e constituindo uma oportunidade concreta de direcionamento dos alunos para suas futuras carreiras. Dentre as disputas universitárias, destaca-se a Competição Internacional Motostudent, que é um desafio entre equipes universitárias de todo o mundo, inspirado na categoria Moto3 do Campeonato Mundial de Motovelocidade. Neste cenário, o objetivo deste trabalho é desenvolver um projeto de sistema de suspensão traseira para um protótipo de motocicleta da equipe Motorius Racing Team da Universidade Federal da Paraíba, participante da competição Motostudent, de forma que o mesmo sirva apoio teórico à materialização de componentes de suspensão que integrarão os futuros protótipos de motocicletas da equipe. Para isso, serão apresentados assuntos pertinentes ao projeto do sistema de suspensão, utilizando como suporte literaturas reconhecidas na área, e em seguida será aplicada a metodologia baseada em conhecimentos de Processo de Desenvolvimento de Produtos, a qual separa as atividades necessárias ao projeto do sistema de suspensão em quatro fases: Planejamento do Projeto, Projeto Conceitual, Projeto Preliminar e Projeto Detalhado. Em apoio ao desenvolvimento do projeto serão utilizados os softwares Adams® e Solidworks®. A aplicação de tal metodologia trouxe relevantes contribuições não somente no projeto de sistema de suspensão, mas também como proceder no desenvolvimento do projeto de qualquer produto desejado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Raniel Ferreira da Costa - 2019 - Versão Final-convertido.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.