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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25441
Tipo: TCC
Título: Avaliação da aplicabilidade do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) nos domínios "Tráfego e Circulação Urbana" e "Sistemas de Transporte Urbano": um estudo de caso
Autor(es): Lira, Yasmin Pacheco Barboza de.
Primeiro Orientador: Braga, Isabelle Yruska de Lucena Gomes
Resumo: As pessoas têm procurado cada vez mais os transportes individuais motorizados, visto que esses fornecem melhores condições em relação à segurança, conforto e agilidade. Em conjunto aos benefícios trazidos pela disseminação do uso dos automóveis existem problemas no que diz respeito a acidentes, congestionamento e poluição. É preciso que deslocamento das pessoas em uma cidade ocorra de maneira harmônica e sustentável, ou seja, de modo que as demandas do presente não prejudiquem as gerações futuras de atenderem às suas necessidades. Portanto, é preciso que a sustentabilidade da mobilidade urbana seja constantemente avaliada. O uso de indicadores é uma alternativa que fornece resultados precisos e permite a formulação de um panorama geral. Os indicadores são instrumentos que auxiliam na promoção do conhecimento, compilando as informações necessárias para o entendimento das particularidades e problemas de um determinado assunto. Na literatura já existem ferramentas que fazem uso de indicadores e que avaliam aspectos da mobilidade urbana nas cidades. Uma delas é o Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS), uma metodologia robusta que abrange os principais pontos acerca da mobilidade urbana através da avaliação de 87 indicadores distribuídos em 9 domínios. Dessa forma, durante os anos de 2019 e 2020, o IMUS foi avaliado na cidade de João Pessoa (PB) e após isso surgiu a necessidade de mapear as dificuldades e limitações enfrentadas durante o cálculo dos indicadores. Assim, o objetivo do trabalho é identificar os entraves, inconsistências e dificuldades provenientes da aplicação dos indicadores dos domínios “Tráfego e Circulação Urbana” e “Sistemas de Transporte Urbano” e apresentar alternativas para gerar aperfeiçoamento e aplicabilidade mais robusta. Verificou-se inconsistências em dois dos nove indicadores do domínio “Tráfego e Circulação Urbana” no que diz respeito a prevenção de acidentes e congestionamento. Já no domínio “Sistemas de Transporte Urbano” foram identificados entraves em seis dos dezoito indicadores no que diz respeito a frequência de atendimento e pontualidade do transporte público, a relação entre transporte coletivo e individual, a relação entre transporte motorizado e não motorizado, terminais intermodais e tarifas de transporte. De modo geral, observou-se como principal dificuldade o fato de a maioria das informações dependerem do banco de dados dos órgãos públicos, além disso, alguns indicadores precisam de adaptação conforme o porte da cidade em estudo. Por fim, com a análise realizada, espera-se gerar aperfeiçoamento da ferramenta para obter resultados mais representativos em relação ao município estudado.
Abstract: People have increasingly sought out individual motorized transport, as these provide better conditions in terms of safety, comfort and agility. In addition to the benefits brought by the widespread use of automobiles, there are problems with regard to accidents, congestion and pollution. It is necessary that the displacement of people in a city takes place in a harmonious and sustainable way, that is, in a way that the demands of the present do not harm future generations from meeting their needs. Therefore, the sustainability of urban mobility must be constantly evaluated. The use of indicators is an alternative that provides accurate results and allows the formulation of an overall picture. Indicators are instruments that help to promote knowledge, compiling the information necessary to understand the particularities and problems of a given subject. There are already tools in the literature that make use of indicators and that assess aspects of urban mobility in cities. One of them is the Sustainable Urban Mobility Index (IMUS), a robust methodology that covers the main points about urban mobility through the evaluation of 87 indicators distributed in 9 domains. Thus, during 2019 and 2020, the IMUS was evaluated in the city of João Pessoa (PB) and after that the need to map the difficulties and limitations faced when calculating the indicators emerged. Therefore, the objective of the work is to identify the obstacles, inconsistencies and difficulties arising from the application of indicators in the domains "Traffic and Urban Circulation" and "Urban Transport Systems" and to present alternatives to generate improvement and more robust applicability. Inconsistencies were found in two of the nine indicators in the “Traffic and Urban Circulation” domain with regard to accident and congestion prevention. In the domain "Urban Transport Systems", barriers were identified in five of the eighteen indicators regarding the frequency of service and punctuality of public transport, the relationship between collective and individual transport, the relationship between motorized and non-motorized transport, terminals intermodal and transportation tariffs. In general, it was observed as the main difficulty the fact that most of the information depends on the database of public agencies, in addition, some indicators would need to be adapted according to the size of the city under study. Finally, with the analysis performed, it is expected to generate improvement of the tool to obtain more representative results.
Palavras-chave: Mobilidade Urbana
Sustentabilidade
IMUS
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Civil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25441
Data do documento: 17-Jul-2021
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental



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