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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25457
Tipo: TCC
Título: A influência da pandemia no transporte público urbano por ônibus no Brasil.
Autor(es): Alves, Gabriela Leite Ferreira
Primeiro Orientador: Braga, Isabelle Yruska de Lucena Gomes
Resumo: O início da industrialização no século XX desencadeou o crescimento do processo de urbanização nas cidades brasileiras. Em detrimento disso, a quantidade de veículos privados aumentou, trazendo prejuízos a mobilidade urbana e ao meio ambiente. O crescimento da frota de automóveis foi uma das principais causas para o início do processo de redução de demanda no transporte público coletivo. Ademais, o surgimento dos transportes por aplicativos e seus baixos valores de tarifas para viagens curtas e médias, a falta de infraestrutura, a presença de um sistema tarifário com falhas e a carência de políticas públicas, também contribuíram para que a população optasse por mudar de modal. Dessa forma, um sistema que já vinha se degradando, tornou-se ainda mais difícil de ser reestruturado com a pandemia da Covid-19. Para conter a alta disseminação do vírus, todas as localidades do Brasil e do mundo precisaram adotar medidas eficazes para frear o alto índice de contágio e de mortalidade ocasionados pelo novo vírus. Foram introduzidas políticas de distanciamento e isolamento social, além da inserção de novos cuidados a serem tomados, como utilização de máscaras e álcool, promovendo uma crise no transporte público devido ao crescimento dos custos operacionais. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar, através de uma revisão bibliográfica, os efeitos e resultados oriundos da pandemia da Covid-19 no transporte público e na mobilidade urbana brasileira. Para tal, utilizou-se como metodologia bases de dados e de periódicos a partir das plataformas de busca Periódicos Capes e Google Acadêmico, além de anuários, matérias e publicações em relação a artigos científicos, visto que a pandemia está ocorrendo de forma simultânea a elaboração da pesquisa. De acordo com o que foi estudado, observou-se de fato, que a pandemia agravou a situação do sistema de transporte público, promovendo de imediato uma diminuição na demanda devido à redução da mobilidade urbana e ao perigo de contágio pela Covid-19, proveniente do uso de transporte público por ônibus. À medida que as atividades foram retomando, aqueles que mais necessitavam, se viram obrigados a utilizar o transporte coletivo, que ainda permanece lotado, mesmo com as medidas de distanciamento. Por fim, conclui-se que são indispensáveis ações por parte do governo que sejam capazes de proporcionar melhores condições de uso desse meio de transporte e de combater os danos da pandemia.
Abstract: The beginning of industrialization in the 20th century triggered the growth of the urbanization process in Brazilian cities. To the detriment of this, the number of private vehicles increased, bringing harm to urban mobility and the environment. The growth of the car fleet was one of the main reasons for the beginning of the process of reducing demand in public transport. Furthermore, the emergence of transport by apps and its low fares for short and medium trips, the lack of infrastructure, the presence of a faulty fare system and the lack of public policies, also contributed to the population choosing to move from modal. Thus, a system that had already been degrading, became even more difficult to be restructured with the Covid-19 pandemic. To contain the high spread of the virus, all locations in Brazil and the world needed to adopt effective measures to curb the high rate of contagion and mortality caused by the new virus. Policies of distancing and social isolation were introduced, in addition to the insertion of new precautions to be taken, such as the use of masks and alcohol, promoting a crisis in public transport due to the increase in operating costs. In this sense, the present work aims to identify, through a literature review, the effects and results arising from the Covid-19 pandemic on public transport and on Brazilian urban mobility. For this purpose, databases and journals were used as a methodology from the Capes Periodicals and Google Academic search platforms, as well as yearbooks, articles and publications in relation to scientific articles, since the pandemic is occurring simultaneously with the elaboration of the research. According to what was studied, it was actually observed that the pandemic aggravated the situation of the public transport system, immediately promoting a drop in demand due to the reduction in urban mobility and the danger of contagion by Covid-19, originating from of the use of public transport by bus. As activities returned to normal, those who needed them most were forced to use public transport, which is still crowded, even with the distance measures. Finally, it is concluded that actions by the government that are capable of providing better conditions for using this means of transport and combating the damage caused by the pandemic are essential.
Palavras-chave: Transporte Público
Crise
Pandemia
Covid-19
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Civil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25457
Data do documento: 26-Nov-2021
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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