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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Christiane Lima da-
dc.date.accessioned2017-10-03T19:42:09Z-
dc.date.available2011-12-22-
dc.date.available2017-10-03T19:42:09Z-
dc.date.issued2011-12-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2545-
dc.description.abstractEmphasizes that the document edited by John Michael Day and translated by Ana Maria V. C Duckworth, entitled: Guidelines for Library Services for the Deaf serves as a parameter for librarians who want to make the cultural assets of the company available for deaf people. It aims to investigate whether the overall system the Faculty Library Mauricio de Nassau (FMN), assembles and provides access to a wealth of informational material of interest to the deaf, following the guidelines of the directives of library services for the Deaf. Bring the following objectives: detect if employees of the library system trace FMN guidelines, allowing members of the deaf community to be involved in planning and development of library services through advisory boards, volunteer organizations, networks of contacts. Used as an instrument of data collection, semi-structured questionnaires. Points out that research is a qualitative approach, and the subjects correspond to the human capital of the library (01 librarian 04 employees and 01 trainee). Concluded that employees know the document emphasized the research that serves as a parameter for the provision of library services for the deaf, but look for ways to interact with deaf users, while recognizing the precariousness of a quality service to this clientele.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-10-03T19:42:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CLS03102017.pdf: 3453530 bytes, checksum: 2671f072f2984414777b218aa1bd9a28 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-03T19:42:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CLS03102017.pdf: 3453530 bytes, checksum: 2671f072f2984414777b218aa1bd9a28 (MD5) Previous issue date: 2011-12-22en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectBIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIASpt_BR
dc.subjectDIRETRIZES PARA SERVIÇOS DE BIBLIOTECpt_BR
dc.subjectUSUÁRIOS SURDOSpt_BR
dc.titleO Olhar da biblioteca da Faculdade Maurício de Nassau para o provimento de serviços informacionais destinados ao usuário surdopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1PINHEIRO, Edna Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779027U1pt_BR
dc.contributor.referee1BRITO, Rosa Zuleide Lima de-
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Genoveva Batista do-
dc.description.resumoEnfatiza que o documento editado por John Michael Day e traduzido por Ana Maria V.C. Duckworth, intitulado: Diretrizes para Serviços de Biblioteca para Surdos serve de parâmetro para os bibliotecários que almejam tornar os bens culturais da sociedade disponíveis para as pessoas surdas. Tem como objetivo geral investigar se o sistema de Biblioteca da Faculdade Mauricio de Nassau (FMN), monta e provê acesso a um acervo de material informacional de interesse para os surdos, seguindo as orientações das diretrizes dos serviços de Biblioteca para Surdos. Traz como objetivos específicos: detectar se os funcionários do sistema de biblioteca da FMN traçam diretrizes, permitindo que membros da comunidade surda se envolvam no planejamento e desenvolvimento dos serviços da biblioteca, através de conselhos consultivos, organizações voluntárias, redes de contatos. Utiliza como instrumento de coleta de dados, questionário semi estruturados. Salienta que é uma pesquisa com abordagem qualitativa, e os sujeitos correspondem ao capital humano da biblioteca (01 bibliotecário, 04 funcionários e 01 estagiário). Conclui-se que os funcionários desconhecem o documento enfatizado na pesquisa que serve de parâmetro para o provimento de serviços de bibliotecas para surdos, todavia buscam meios de interagir com os usuários surdos, mesmo reconhecendo a precariedade de um atendimento com qualidade para essa clientela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

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