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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Matheus José Pessoa de-
dc.creatorCortês, Gisele Rocha-
dc.date.accessioned2022-11-22T19:03:20Z-
dc.date.available2022-11-22-
dc.date.available2022-11-22T19:03:20Z-
dc.date.issued2020-05-09-
dc.identifier.issn19815239pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25477-
dc.description.abstractThis paper aims to reflect on the cinematographic documentary as a place of speech. Aiming at a strand of films with marginalized characters, the films present themselves as a space for disputing narratives in society, helping subordinate subjects to occupy visible places and offering their own stories in friction to dominant narratives, which are capable of fabricating exclusion of social groups. Thus, we seek to understand this process from the documentary Meu nome é Jacque, which brings a narrative about a transsexual woman, told by herself. An analysis of the film was performed illuminated by the reflections about the place of speech, resistance, speech and representativeness. Documentary, therefore, is considered as a strategy of resistance to subvert historically constructed power relations, such as transgender people.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Natanael Carvalho (carvalhon31@gmail.com) on 2022-11-22T19:03:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Documentário cinematográfico e lugar de fala.pdf: 221897 bytes, checksum: 0159a622e22a2a51b5dd9f4ed08e7587 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-22T19:03:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Documentário cinematográfico e lugar de fala.pdf: 221897 bytes, checksum: 0159a622e22a2a51b5dd9f4ed08e7587 (MD5) Previous issue date: 2020-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofLetras & Letraspt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocumentário.pt_BR
dc.subjectLugar de fala.pt_BR
dc.subjectResistência.pt_BR
dc.subjectTransexual.pt_BR
dc.subjectCinema.pt_BR
dc.titleDocumentário cinematográfico e lugar de fala: lutas narrativas e resistência no filme meu nome é Jacquept_BR
dc.title.alternativeDocumentary and Place of Speech: Narrative Struggles and Resistance in the Movie Meu Nome é Jacquept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.citation.volume36pt_BR
dc.citation.issueEspecialpt_BR
dc.citation.spage14pt_BR
dc.citation.epage29pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo refletir acerca do documentário cinematográfico enquanto um lugar de fala. Mirando uma vertente de obras com personagens marginalizados, os filmes se apresentam como um espaço para disputar as narrativas na sociedade, ajudando os sujeitos subalternizados a ocuparem lugares visíveis e oferecerem suas próprias histórias em atrito a narrativas dominantes, as quais são capazes de fabricar a exclusão de grupos sociais. Busca-se, assim, entender esse processo a partir do documentário Meu nome é Jacque, o qual traz uma narrativa sobre uma mulher transexual, contada por ela mesma. Realizou-se uma análise sobre o filme iluminada pelas reflexões acerca do lugar de fala, resistência, discurso e representatividade. Considera-se o documentário, portanto, como uma estratégia de resistência para subverter relações de poder historicamente construídas, a exemplo das pessoas transexuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Informação, Memória, Cultura e Patrimônio

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