Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Thereza-
dc.creatorAndrade, Matheus José Pessoa de-
dc.date.accessioned2022-11-22T19:57:18Z-
dc.date.available2022-11-22-
dc.date.available2022-11-22T19:57:18Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.issn18529550pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25480-
dc.description.abstractEste trabajo se dedica a analizar las prácticas relacionadas con la selección de películas en Tintin Cineclube y Fest Aruanda, ventanas independientes de proyección de películas en la ciudad de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Por tanto, entrevistamos a los responsables de cada uno de estos espacios de proyección para comprender las políticas de curaduría y programación que establecen a lo largo de sus trayectorias. Ante lo anterior, identificamos y analizamos, en la dinámica de estos espacios, patrones alternativos de circulación cinematográfica, lo que resalta la diversidad de prácticas en cuanto a las condiciones para la realización de la programación contemporánea en Brasil. Interpretamos las prácticas de cada una de las ventanas desde los reportajes e identificamos dos modelos de selección de películas, a los que nombramos “programación colectiva” y “curaduría heterogénea”.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyzes the practices related to film selection at Tintin Cineclube and Fest Aruanda, independent exhibition sites in the city of João Pessoa, Paraíba, Brazil. We interviewed those in charge of film selection in order to understand the policies of curatorship and programming established along the process. Our analysis allowed for identifying alternative patterns of cinematographic circulation, which highlight the diversity of practices given the conditions of contemporary programming in Brazil. In sum, our interpretation of the practices at the respective sites identified two models of film selection, namely “collective programming” and “heterogeneous curatorship”.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Natanael Carvalho (carvalhon31@gmail.com) on 2022-11-22T19:57:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Curadoria de cinema em janelas independentes da coletividade à.pdf: 310421 bytes, checksum: e5c503bb67ca3cbb2bc3fa5172ec8cb5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-22T19:57:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Curadoria de cinema em janelas independentes da coletividade à.pdf: 310421 bytes, checksum: e5c503bb67ca3cbb2bc3fa5172ec8cb5 (MD5) Previous issue date: 2021-08-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofRevista de la Asociación de Estudios de Cine y Audiovisualpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectcuradoria de cinema.pt_BR
dc.subjectCineclube.pt_BR
dc.subjectFestival.pt_BR
dc.subjectProgramação.pt_BR
dc.subjectJanela independente.pt_BR
dc.titleCuradoria de cinema em janelas independentes: da coletividade à heterogeneidadept_BR
dc.title.alternativeCuraduría de películas en ventanas independientes: de la colectividad a la heterogeneidadpt_BR
dc.title.alternativeFilm curatorship in independent framework: from collectivity to heterogeneitypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.citation.issue24pt_BR
dc.citation.spage217pt_BR
dc.citation.epage242pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar as práticas relacionadas à seleção dos filmes no Tintin Cineclube e Fest Aruanda, janelas independentes de exibição de filmes da cidade de João Pessoa, na Paraíba, Brasil. Para tanto, entrevistamos os responsáveis por cada um desses espaços de projeção, tendo em vista a finalidade de compreender as políticas de curadoria e programação estabelecidas por eles ao longo de suas trajetórias. Perante o exposto, identificamos e analisamos, na dinâmica desses espaços, padrões alternativos de circulação cinematográfica, o que evidencia a diversidade de práticas em função das condições de realização das programações contemporâneas no Brasil. Interpretamos as práticas de cada uma das janelas a partir dos relatos e identificamos dois modelos de seleção de filmes, os quais denominamos como “programação coletiva” e “curadoria heterogênea”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Informação, Memória, Cultura e Patrimônio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Curadoria de cinema em janelas independentes da coletividade à.pdf303,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons