Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25482
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Isabela Gonçalves da.-
dc.date.accessioned2022-11-23T18:39:03Z-
dc.date.available2022-11-23T18:39:03Z-
dc.date.issued2022-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25482-
dc.description.abstractInnovation, in addition to changing, adjusting and improving, makes organizations competitive, and keeps them functioning effectively in the economic market. The present study comprises an analysis of innovation as a competitive advantage in gourmet confectioneries in the city of João Pessoa - PB. In view of the great emergence of these enterprises in the city, the need to differentiate itself from the competition increases, and this happens through the practice of innovation, which ends up establishing competitive differentials in products, processes and other aspects presented in companies and offered to the public. for them, resulting in customers' preference for that company that manages to generate value to these customers through its offers, and this preference is called a competitive advantage. In order to understand this process of innovating and gaining an advantage, a structured interview script was carried out in order to assess the perception of gourmet confectionery managers about the innovation process they carry out. For the analysis of qualitative data, Atlas.ti software was used. Through the results, it was possible to perceive how managers understand the innovation process and seek to make changes in their organizations in order to attract customers and stand out from the competition. However, it was identified that the biggest challenge is financial management, it was found to be challenging to obtain profitability and achieve business.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2022-11-23T18:39:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IGS23112022: 1495860 bytes, checksum: 79fef9116ec5d13e07fbf5b4e1b28612 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-23T18:39:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IGS23112022: 1495860 bytes, checksum: 79fef9116ec5d13e07fbf5b4e1b28612 (MD5) Previous issue date: 2022-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectDiferenciais competitivospt_BR
dc.subjectConfeitarias gourmetpt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titlePequenos negócios, grandes sucessos: a inovação como vantagem competitiva em confeitarias gourmet na cidade de João Pessoa - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Albertins, Pamela Adelino Ramos-
dc.description.resumoA inovação além de mudar, ajustar e melhorar, torna as organizações competitivas, e as mantém em funcionamento efetivo no mercado econômico. O presente estudo compreende uma análise da inovação como vantagem competitiva em confeitarias gourmet na cidade de João Pessoa – PB. Tendo em vista o grande surgimento desses empreendimentos na cidade, aumenta a necessidade de se diferenciar da concorrência, e isso se dá através da prática da inovação, que acaba por estabelecer diferenciais competitivos em produtos, processos e demais aspectos apresentados nas empresas e ofertados ao público por elas, resultando na preferência dos clientes por aquela empresa que conseguir gerar valor a esses clientes através de suas ofertas e, essa preferência denomina-se como vantagem competitiva. No intuito de entender este processo de inovar e adquirir vantagem, foi realizado um roteiro de entrevistas estruturado, a fim de avaliar a percepção dos gestores das confeitarias gourmet acerca do processo de inovação que eles realizam. Para a realização da análise dos dados qualitativos, utilizou-se o software Atlas.ti. Através dos resultados, foi possível perceber como os gestores entendem o processo de inovação e procuram realizar mudanças em suas organizações com o objetivo de atrair clientes e, se destacarem da concorrência. Contudo, foi identificado que o maior desafio é a gestão financeira, constatou-se como desafiador obter lucratividade e alcançar a sobrevivência dos negócios perante a competitividade do mercado e do próprio setor de atuação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IGS23112022.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons