Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25527Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Andrade, Matheus | - |
| dc.date.accessioned | 2022-11-29T16:01:46Z | - |
| dc.date.available | 2022-11-29 | - |
| dc.date.available | 2022-11-29T16:01:46Z | - |
| dc.date.issued | 2020-10-26 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25527 | - |
| dc.description.abstract | Não se aplica. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Natanael Carvalho (carvalhon31@gmail.com) on 2022-11-29T16:01:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Direção de fotografia em cenas noturnas procedimentos técnicos.pdf: 793052 bytes, checksum: ff1cb8c688834dac0b375e6d80db300f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-29T16:01:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Direção de fotografia em cenas noturnas procedimentos técnicos.pdf: 793052 bytes, checksum: ff1cb8c688834dac0b375e6d80db300f (MD5) Previous issue date: 2020-10-26 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Grão Fino: Semana de Fotografia (Online) | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Direção de fotografia. | pt_BR |
| dc.subject | Cinematografia. | pt_BR |
| dc.subject | Cena noturna. | pt_BR |
| dc.subject | Day for night. | pt_BR |
| dc.subject | Noite americana. | pt_BR |
| dc.subject | Verossimilhança. | pt_BR |
| dc.title | Direção de fotografia em cenas noturnas: procedimentos técnicos e estéticos no uso do day for night | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
| dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Nosso texto consiste numa reflexão sobre o trabalho do diretor de fotografia de cinema na construção das imagens de cenas noturnas. Nelas, considerarmos haver um dilema entre a visibilidade e a verossimilhança. Entre as diversas maneira de filmagem em cenas noturnas, nos atemos aqui ao uso do day for night, também conhecido como “noite americana”, um recurso para filmar a noite durante o dia. Relatamos, assim, os processos de cinematografia dos filmes Pacto de honra (Raoul Walsh, 1954, EUA) e Mad Max: a estrada da fúria (George Miller, 2015, EUA) no que se refere à noite americana. Trazemos uma descrição analítica sobre os procedimentos técnicos e estéticos, refletindo sobre as imagens noturnas. No tocante, ao se buscar uma narrativa de baixa luminosidade, é preciso se ater a alguns procedimentos técnicos e estéticos para uma execução primorosa, dentro da proposta conceitual da obra. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Informação, Memória, Cultura e Patrimônio | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Direção de fotografia em cenas noturnas procedimentos técnicos.pdf | 774,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
