Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Nicolle de Carvalho-
dc.date.accessioned2022-12-07T14:53:24Z-
dc.date.available2022-12-06-
dc.date.available2022-12-07T14:53:24Z-
dc.date.issued2022-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25546-
dc.description.abstractConsidering the social role of educating for citizenship and democratic life, Mathematics Teaching cannot be restricted to the knowledge of the conceptual and procedural contents of the area. The objective of this work was to analyze how a group from PROEJA, from a public institution, builds concepts of magnitudes and measures linked to geometric aspects in the discussion of mathematics. The methodology used in this research had the character of an exploratory study, of the action research type, with a descriptive character of mathematics teaching. For this, a questionnaire with the socioeconomic and cognitive theme was applied, in addition to a didactic sequence composed of the contents of geometry, magnitudes and measures, divided into activities about numbers in the daily context, application of Euler's spirolateral resource, definition of plane figures and knowledge of area and perimeter of plane figures. As for the results, all participants and students were women, 75% of them over 25 years old and with children, 62.5% had already finished high school, and currently surviving on less than 1 minimum wage. As for the didactic sequence applied, two students had difficulty following the activities, due to lack of interest, inattention or lack of knowledge, in addition to difficulty using measuring instruments, such as the ruler and conducting the summation to obtain the perimeter. In view of the records followed, it becomes relevant to conduct future studies to expand this research and apply active technologies through the use of the wordwall platform and the geogebra software to achieve new BNCC skills aimed at high school, especially for the EJA modality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-12-07T14:53:24Z No. of bitstreams: 1 NCR06122022 (1).pdf: 2210443 bytes, checksum: 2b4db085a9b20b43263a53bf74fc5d41 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-07T14:53:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NCR06122022 (1).pdf: 2210443 bytes, checksum: 2b4db085a9b20b43263a53bf74fc5d41 (MD5) Previous issue date: 2022-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsino de jovens e adultos - EJApt_BR
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.titleGrandezas e medidas: uma perspectiva da matemática na construção de conceitos de estudantes do PROEJA em instituição públicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Severina Andréa Dantas de-
dc.description.resumoConsiderando o papel social de educar para a cidadania e a vida democrática, o ensino de Matemática não pode se restringir ao conhecimento dos conteúdos conceituais e procedimentais da área. Objetivou-se neste trabalho, analisar como uma turma do PROEJA, de Instituição pública, constrói conceitos de grandezas e medidas interligados a aspectos geométricos na discussão da Matemática. A metodologia utilizada nessa pesquisa teve caráter de estudo exploratório, do tipo pesquisa-ação, com caráter descritivo do ensino de Matemática. Para isso foi aplicado um questionário com a temática socioeconômica e cognitiva, além de uma sequência didática composta pelos conteúdos de geometria, grandezas e medidas, dividido em atividades sobre os números no contexto diário, aplicação do recurso espirolateral de Euler, definição de figuras geometricas e conhecimento de área e perímetro das figuras planas. Quanto aos resultados, todos os participantes foram alunas do sexo feminino, 75% delas com idade acima de 25 anos e com filhos, 62,5% já tinham finalizado o nível médio, e atualmente sobrevivendo com menos de 1 salário-mínimo. Quanto a sequência didática aplicada, duas alunas tiveram dificuldade de acompanhar as atividades, por falta de interesse, desatenção ou deconhecimento, além de dificuldade para utilizar instrumentos de medidas, como a régua e conduzir o somatório para obtenção do perímetro. Diante dos registros acompanhados, torna-se relevante conduzir estudos futuros de ampliação desta pesquisa e aplicação de tecnologias ativas através do uso da plataforma wordwall e do software geogebra para atingir novas habilidade da BNCC voltado ao ensino médio, em especial para a modalidade EJA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NCR06122022 (1).pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.