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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25563
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Astrid Andrade Silva-
dc.date.accessioned2022-12-15T12:55:54Z-
dc.date.available2022-12-15-
dc.date.available2022-12-15T12:55:54Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25563-
dc.description.abstractThe present work sought to outline an analysis of the contributions of the PHC to Science and Biology, as well as the limitations faced by researchers in appropriating the theory. The methodology used was the Bibliographic Research, which resulted in a bibliographical survey of 28 works from the V, VI and VIII editions (2016 - 2021) of the National Meeting of Biology Teaching (ENEBIO) selected based on the criterion of discussing the PHC throughout their texts over the intent of justify the demands identified during the research. As a data analysis technique, Content Analysis was selected because it meets the needs of the research during the process of investigation and interpretation of summarized data. It was notorious how the PHC is present in research in Science and Biology Teaching, considering its contributions to think about the educational phenomenon in teaching Science and Biology, as in the foundation of the development, learning and formation of concepts. However, challenges faced by the PHC as a result of mistaken appropriations of the theory were also evidenced, such as treating the teacher as a mediator, quantifying the Zone of Proximal Development, using works that do not reflect the correct thinking of the author and, at certain times, appropriating of discussions that are closer to an interactionist perspective, which distances itself from the Marxist perspective that comprises the true characteristic of Vygotskian theory. It is then up to the researchers to reflect on the paths traced during the using of the PHC in their research, in order to bring about discussions that are more committed to the defenses and postulates of the PHC.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-12-15T12:55:54Z No. of bitstreams: 1 AASP15122022.pdf: 706107 bytes, checksum: a15a5e771735c48bc61e505e151a6d85 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-15T12:55:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AASP15122022.pdf: 706107 bytes, checksum: a15a5e771735c48bc61e505e151a6d85 (MD5) Previous issue date: 2022-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino em Ciências e Biologiapt_BR
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.subjectVigotskipt_BR
dc.subjectENEBIOpt_BR
dc.titleAs contribuições e limitações da psicologia histórico-cultural no ensino de ciências e biologia dos artigos publicados no enebio (2016-2021)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Abílio, Francisco José Pegado-
dc.description.resumoO presente trabalho procurou traçar uma análise das contribuições da PHC para as Ciências e Biologia, bem como das limitações enfrentadas na apropriação da teoria por parte dos pesquisadores. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Bibliográfica, esta que resultou em um levantamento bibliográfico de 28 trabalhos das edições V, VI e VIII (2016 – 2021) do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) selecionados partindo do critério de discutir ao longo de seus textos a PHC com a finalidade de fundamentar as demandas identificadas durante as pesquisas. Como técnica de análise dos dados, a Análise de Conteúdo foi selecionada pois supre as necessidades da pesquisa durante o processo de investigação e interpretação dos dados sumarizados. Mostrou-se notório como a PHC está presente nas pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia, considerando as suas contribuições para se pensar o fenômeno educativo no ensinar Ciências e Biologia, como na fundamentação do desenvolvimento, aprendizagem e formação de conceitos. No entanto, também foi evidenciado desafios enfrentados pela PHC em decorrência de apropriações equivocadas da teoria, como ao tratar o professor como mediador, quantificar a Zona de Desenvolvimento Proximal, uso de obras que não refletem o pensamento correto do autor e em certos momentos se apropriar de discussões que mais se aproximam de uma perspectiva interacionista, a qual se distancia da perspectiva marxista que compreende a verdadeira característica da teoria vigotskiana. Cabe então, por parte dos pesquisadores, refletir sobre os caminhos traçados durante a fundamentação da PHC em suas pesquisas, a fim de trazer discussões que estejam mais comprometidas com as defesas e postulados da PHC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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