Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25571
Tipo: | TCC |
Título: | Temas em educação em saúde em livros didáticos de biologia: parâmetros de alfabetização científica |
Autor(es): | Oliveira, Mateus Freitas |
Primeiro Orientador: | Pereira, Marsilvio Gonçalves |
Resumo: | Um dos instrumentos mais importantes no processo de ensino e aprendizagem é o livro didático. Os professores utilizam o LD para orientá-los em suas atividades, por esse motivo, esta ferramenta é digna de uma atenção especial . O objetivo da pesquisa centrou-se em filtrar os temas de educação em saúde em livros didáticos de biologia do ensino médio utilizados no município de Itaituba-PA, por meio de análise buscou-se classificar os conteúdos do objeto da pesquisa em quatro estágios da AC listado por Miller e classificá-los nas categorias elencados por Shen. O vigente trabalho se baseia na abordagem qualitativa e no método descritivo. Após a ida a doze escolas públicas com ensino médio regular no município chegou-se no LD utilizado por elas. Foram realizadas as pesquisas bibliográficas nos LD de Biologia do Ensino médio do 1º ao 3º ano. Após a seleção desse material foi realizada uma leitura exaustiva nos livros onde se buscou os temas de Educação em saúde. Para análise de dados, foi utilizada a análise textual discursiva baseado em Moraes. O estudo mostrou quanto ao estágio de alfabetização cientifica fomentada, os autores centraram -se na autonomia de instauração de conceito enquanto as categorias de AC divergiram entre: cultural para o 1º ano, prática para o 2º ano e cívica para o 3º ano. |
Abstract: | One of the most important tools in the teaching and learning process is the textbook. Teachers use the textbook to guide them in their activities, for this reason, this tool deserves special attention. The aim of the research is center on educational topics for teaching education used in the municipality of Itaituba -PA, listed by Miller and classified in the categories listed by Shen. The current work is based on a qualitative approach and on a descriptive method. After going to the twelve public schools with regular secondary education in the municipality, the textbook used by them was used. They were carried out as bibliographic research in the textbooks of Biology of High School from the 1st to the 3rd year. After the selection of this material, an exhaustive reading was carried out in the books where the themes of Health Education were sought. For data analysis, a textual discourse based on Moraes' analysis was used. The study showed that the scientific literacy stage was fostered, the authors focused on the autonomy of establishing the concept while the Scientific Literacy categories diverge among cultural for the 1st year, practical for the 2nd year and civic for the 3rd year. |
Palavras-chave: | Alfabetização científica - Ensino médio Livro didático |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25571 |
Data do documento: | 25-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MFO16122022.pdf | 4,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.