Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25575
Tipo: TCC
Título: O processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental anos finais: uma experiência vivenciada através da observação dos pontos positivos e negativos do ensino remoto
Autor(es): Escobar, Mihael Reinaldo Araújo de Albuquerque
Primeiro Orientador: Cordeiro, Jorge Chaves
Resumo: Em decorrência da pandemia do COVID-19, ocorreu uma mudança abrupta no processo de ensino-aprendizagem nas escolas. Assim, os estágios educacionais passaram a acontecer na virtualidade e esse novo cenário de mundo é a inspiração para esta pesquisa. Diante do novo contexto apresentado, este estudo se propõe a descrever a experiência de um estagiário em docência do 6° ano do ensino fundamental, abordando pontos positivos e negativos no transcorrer das aulas, bem como indicar formas motivacionais para a aprendizagem dos estudantes, uma vez detectado estresse causado pela nova experiência do ensino remoto. O método descritivo foi usado, produzindo uma análise qualitativa e uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de fundamentar e enriquecer este trabalho. Os principais impactos aos estudantes foram: perplexidade e incertezas relacionadas aos estudos, diante da nova forma de estudar; falta de acesso aos instrumentos digitais, que geram evasão escolar; perda de tempo por paralisação nos estudos; impactos nas saúdes física e mental. Desta forma, para estimular os estudantes, uma das opções foi o uso de vídeos e desenhos didáticos, com o intuito de apresentar o lúdico e arquitetar um aprendizado mais divertido e atrativo. Podemos concluir que o estágio docente é de extrema valia para o licenciando em formação. Mesmo no formato à distância, no formato sincrônico (e por vezes assincrônico), é possível fazer acontecer a interação e observar os diversos fenômenos do ambiente da sala de aula virtual, como também identificar , reconhecer e desenvolver as aptidões para produzir material didático.
Abstract: Due to COVID-19 pandemic outbreak, there has happened a sudden change in the learning and teaching process at schools. Therefore, educational internships started to take place in virtuality and this new world's scenario is the inspiration for this research. According to this new transition, this study intends to describe the experience of a sixth year basic school teacher intern, approaching negative and positive points about class development such as indicating motivational ways for learning strategies once detected emotional stress on students caused by this new learning/teaching online model. Descriptive method was used producing a qualitative analysis and a bibliographic research in order to substantiate and enhance this study . Main impacts on students were: astonishment and uncertainty related to the new way of studying; lack of access to digital devices causing school dropout; the waste of time due to impossibility of in-class courses; mental and physical health impact. Then, in order to stimulate students' learning, one of the options was the use of multimedia and graphic resources intending to present playful activity and creating a much more attractive and enjoyable learning process. In conclusion, teaching internships are outrageously relevant for the undergraduate student. Even with virtual interaction, synchronously or asynchronously , it is possible to reassure interaction and to observe the virtual classes' environmental phenomena, such as identifying, recognizing and developing skills to produce didactic resources and textbooks.
Palavras-chave: Ensino remoto
Estágio docente
Exclusão digital
Pandemia
Virtualidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25575
Data do documento: 30-Nov-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRAAE16122022 .pdf674,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.