Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, José Eduardo Melquíades da-
dc.date.accessioned2022-12-21T12:43:35Z-
dc.date.available2022-12-21-
dc.date.available2022-12-21T12:43:35Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25590-
dc.description.abstractIn this work, we analyze the possible contributions of the Pedagogical Residency Program (PRP) for the initial training of Mathematics teachers from the perspective of residents of the Subproject Mathematics of Campus I of the Federal University of Paraíba (UFPB). We present a brief historical evolution of teacher training for Basic Education in Brazil and some considerations made by Gatti et al. (2019) and other authors on the training of Mathematics teachers. We present the PRP of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, the PRP of UFPB, Subproject Mathematics of Campus I and some of its objectives described in its first two notices. We also present a field research carried out by the hypotheticaldeductive method, carried out through an electronic questionnaire, sent to the residents of the Mathematics Subproject, whose objective was to analyze the residents' perceptions regarding the contributions of the PRP to the initial teacher training. In view of this, we verified that the contributions of the PRP promote a more complete formation of the Mathematics course student, providing the construction of knowledge and reflections that generate a teaching and didactic improvement in the undergraduate student, which imposes the observation that the contributions of the PRP to Mathematics teacher training promotes the construction and consolidation of pedagogical and methodological knowledge for those who wish to become teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-12-21T12:43:35Z No. of bitstreams: 1 JEMS21122022 .pdf: 3559384 bytes, checksum: b6bf03b2af1c2fceac27ac923f373293 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-21T12:43:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JEMS21122022 .pdf: 3559384 bytes, checksum: b6bf03b2af1c2fceac27ac923f373293 (MD5) Previous issue date: 2022-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrograma de Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectProfessor de matemáticapt_BR
dc.titleFormação de professores de matemática na perspectiva do Programa de Residência Pedagógica: uma análise das percepções dos residentes do Subprojeto Matemática do Campus I da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Miriam da Silva-
dc.description.resumoNeste trabalho, analisamos as possíveis contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial de professores de Matemática sob a perspectiva dos residentes do Subprojeto Matemática do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Apresentamos uma breve evolução histórica da formação de docentes para Educação Básica no Brasil e algumas considerações feitas por Gatti et al. (2019) e outros autores sobre a formação de professores de Matemática. Apresentamos o PRP da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o PRP da UFPB, Subprojeto Matemática do Campus I e alguns de seus objetivos descritos em seus dois primeiros editais. Apresentamos também uma pesquisa de campo realizada pelo método hipotético-dedutivo, executada através de um questionário eletrônico, enviado aos residentes do Subprojeto Matemática, cujo objetivo foi analisar as percepções dos residentes quanto às contribuições do PRP para a formação inicial docente. Diante disso, apuramos que as contribuições do PRP promovem uma formação mais completa do licenciando do curso de Matemática, proporcionando a construção de saberes e reflexões que geram um aperfeiçoamento docente e didático no graduando, o que impõe a constatação de que as contribuições do PRP para a formação de professores de Matemática promovem a construção e a consolidação do saber pedagógico e metodológico daquele que deseja tornar-se professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEMS21122022 .pdf3,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.