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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25594
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Severino Monteiro da-
dc.date.accessioned2022-12-21T13:25:52Z-
dc.date.available2022-12-21-
dc.date.available2022-12-21T13:25:52Z-
dc.date.issued2022-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25594-
dc.description.abstractIn this research, we sought to study education as a tool for the inclusion of people with special needs in the city of Itambé in Pernambuco. In this perspective, it was possible to verify that central characteristics of the disabilities of children with special needs are already duly documented in the fundamental scientific literature and clinical literature. The objective of this research was to study, in a descriptive-quali-quantitative way, the inclusion of students with special needs in municipal schools in the city of Itambé, in the view of the teachers. For this, field work of a qualitative and quantitative nature was carried out through a questionnaire for teachers that sought, as far as possible, to understand the basic details of the problem investigated in a clear, direct and precise way from the perspective of teachers in their teaching activities. Aware of this, it is already possible to understand that individuals with any type of limitation deserve special attention from education professionals so that they are taught as they should, that is, accurately and with quality, valuing inclusion and citizenship. It is not a simple task to deal with these people, acting to include them in th e school space, respecting, at the same time, their specificities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-12-21T13:25:52Z No. of bitstreams: 1 SMS21122022.pdf: 2587277 bytes, checksum: 5e5cff1f89c2db322bde8ca5eb6540b2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-21T13:25:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SMS21122022.pdf: 2587277 bytes, checksum: 5e5cff1f89c2db322bde8ca5eb6540b2 (MD5) Previous issue date: 2022-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPessoas com necessidades especiaispt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleEducação como ferramenta de inclusão de pessoas com necessidades especiais na cidade de Itambé-PEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Zárate, Eliete Lima de Paula-
dc.description.resumoNesta pesquisa, buscou-se estudar a educação como ferramenta de inclusão de pessoas com necessidades especiais na cidade de Itambé em Pernambuco. Nesta perspectiva, foi possível constatar que características centrais das deficiências de crianças com necessidades especiais já se encontram devidamente documentadas na literatura científica fundamental e literatura clínica. O objetivo principal desta pesquisa foi estudar de maneira descritivo-qualiquantitativa a inclusão de alunos com necessidades especiais em escolas municipais da cidade de Itambé, na visão dos professores. Para isto, se realizou um trabalho de campo de natureza qualiquantitativa através de um questionário para professores que buscou, na medida do possível, compreender os pormenores básicos da problemática investigada de maneira clara, direta e precisa na perspectiva dos docentes em suas atividades de ensino. Ciente disto, já é possível entender que indivíduos com qualquer limitação do tipo merece atenção diferenciada dos profissionais da educação para que sejam lecionados como se deve, ou seja, de forma precisa e com qualidade, valorizando a inclusão e a cidadania. Não se trata de uma tarefa simples lidar com estas pessoas, agindo no sentido de inclui-las no espaço escolar, respeitando, em paralelo, as suas especificidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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