Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25595
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlexandria, Igor Gabriel Gomes de-
dc.date.accessioned2022-12-21T14:15:37Z-
dc.date.available2022-12-21-
dc.date.available2022-12-21T14:15:37Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25595-
dc.description.abstractThe present work aims to show and encourage the use of software for teaching geometry, as well as addressing contexts of historical origins in which the theme encompasses, following a theoretical foundation on the subject highlighting some software recommendations for teaching geometry, taking as a focus the use of GeoGebra software for application in a didactic sequence for an 8th grade class of Elementary School. The work also aims to establish a connection between the use of technology and teaching through dynamic technological tools that seek to offer new proposals and teaching potential, in addition to discussing the idea that traditional teaching is already rooted and students deserve more diversity in teaching methods. In addition, it was described a little about the positive and negative points when using this teaching methodology, showing its main advantages and disadvantages. In the end, we elaborated a questionnaire carried out via Google Forms to analyze experiences of teachers who already work in the area of mathematics. This work used a mathematics textbook from the 8th grade of Elementary School and the GeoGebra software as tools for the elaboration of the didactic sequence, in addition to the recurrence in current official documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC, 2018) and the National Curricular Parameters (PCN, 1998), and other authors such as Oliveira (2020), Sampieri (2013), Gil (2002), Boccato (2006) and Pereira (2012), who discuss the topic in question. The methodology used was through research in articles and sites of exploratory and bibliographical references of the qualitative type, in addition to research in the field of the online questionnaire carried out in Google Forms.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-12-21T14:15:37Z No. of bitstreams: 1 IGGA21122022 .pdf: 1949065 bytes, checksum: 69c43167a27f14cdaf1df7d86772f75c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-21T14:15:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IGGA21122022 .pdf: 1949065 bytes, checksum: 69c43167a27f14cdaf1df7d86772f75c (MD5) Previous issue date: 2022-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSoftwares - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.titleO uso de softwares para o ensino da geometria: a partir do ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Arancibia, Jacqueline Fabiola Rojas-
dc.description.resumoO presente trabalho visa mostrar e estimular o uso de softwares para o ensino da geometria, como também abordar contextos de origens históricas no qual o tema engloba, seguindo de uma fundamentação teórica sobre o tema destacando algumas recomendações de softwares para o ensino da geometria, tomando como foco o uso do software GeoGebra para aplicação em uma sequência didática para uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. O trabalho também visa estabelecer uma conexão entre o uso da tecnologia e o ensino através de ferramentas tecnológicas dinâmicas que buscam oferecer novas propostas e potencialidades de ensino, além de discutir a ideia de que o ensino tradicional já está enraizado e os alunos merecem mais diversidade nos métodos de ensino. Além disso, foi descrito um pouco sobre os pontos positivos e negativos quando se usa tal metodologia de ensino, mostrando suas principais vantagens e desvantagens. Ao final, elaboramos um questionário realizado via Google Forms para analisar experiências de professores que já atuam na área de matemática. Este trabalho utilizou um livro didático de matemática do 8º ano do Ensino Fundamental e o software GeoGebra como ferramentas para elaboração da sequência didática, além da recorrência em documentos oficiais vigentes, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998), e outros autores como Oliveira (2020), Sampieri (2013), Gil (2002), Boccato (2006) e Pereira (2012), que discutem o tema em questão. A metodologia utilizada foi por meio de pesquisas em artigos e sites de referências exploratória e bibliográfica do tipo qualitativa, além da pesquisa em campo do questionário online realizado no Google Forms.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IGGA21122022 .pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.