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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25696
Tipo: Tese
Título: Efeito de uma intervenção educativa com enfermeiros para a vigilância do crescimento e do desenvolvimento infantil na consulta de puericultura: um estudo misto
Autor(es): Vieira, Daniele de Souza
Primeiro Orientador: Reichert, Altamira Pereira da Silva
Resumo: Introdução: A consulta de enfermagem em puericultura proporciona o seguimento da criança, tem potencial de promover saúde, efetivando a vigilância do desenvolvimento infantil e, quando realizada com qualidade, é uma estratégia importante para prevenir agravos e internações por causas evitáveis. Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa e apreender a percepção dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família quanto à mudança dos conhecimentos e das práticas de vigilância do crescimento e do desenvolvimento na consulta de puericultura. Percurso metodológico: Estudo misto multifásico de intervenção, com abordagem quanti-qualitativa, sob a ótica da teoria da aprendizagem educativa de David Ausubel, realizado entre dezembro de 2020 a março de 2021, com enfermeiros atuantes na Estratégia Saúde da Família do Distrito Sanitário I do munícipio de João Pessoa – Paraíba. Para avaliar antes e após a atividade educativa, foi utilizado um instrumento previamente construído e validado, e entrevistas semiestruturadas, interpretadas sob a técnica de análise temática. Na análise estatística, foi realizada a análise descritiva e análise inferencial, aplicando os testes de proporção, Wilcoxon e a Teoria da resposta ao item com o modelo de Rasch. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética, sob o nº 26615819.1.0000.5188. Resultados: A integração dos dados quantitativos e qualitativos possibilitou a construção e validação do instrumento de coleta de dados. Os enfermeiros acertaram mais itens do instrumento e ocorreu uma diminuição significativa do índice de dificuldade após a intervenção. Ademais, houve o impacto positivo após a intervenção educativa na aquisição de novos conhecimentos e de práticas durante a consulta de puericultura dos enfermeiros. Conclusão: A intervenção educativa sobre vigilância do crescimento e do desenvolvimento na consulta de puericultura foi efetiva para a melhoria do conhecimento e da prática dos enfermeiros atuantes na Estratégia Saúde da Família. Acredita se que promover educação permanente e discussões a respeito da vigilância do desenvolvimento infantil entre as equipes multiprofissionais auxiliam na melhoria do cuidado.
Abstract: Introduction: The nursing consultation in childcare provides the follow-up of the child, has the potential to promote health, effective monitoring of child development and, when performed with is an important strategy to prevent injuries and hospitalizations due to preventable causes. Objective: To evaluate the effect of an educational intervention and to apprehend the perception of nurses of the Family Health Strategy regarding the change of knowledge and practices of growth and development surveillance in childcare consultation. Methodological approach: Mixed multiphase study of intervention, with a quantitative qualitative approach, from the perspective of the theory of educational learning of David Ausubel, conducted from december 2020 to march 2021, with nurses working in the Family Health Strategy of the Health District I of the municipality of João Pessoa – Paraíba. To evaluate before and after the educational activity, we used an instrument previously constructed and validated, and semi-structured interviews, interpreted under the technique of thematic analysis. In the statistical analysis, descriptive analysis and inferential analysis were performed, applying the proportion tests, Wilcoxon and Item response theory with the Rasch model. The research project was approved by the Ethics Committee, under n. 26615819.1.0000.5188. Results: The integration of quantitative and qualitative data allowed the construction and validation of the data collection instrument. The nurses hit more items of the instrument and there was a significant decrease in the difficulty index after the intervention. In addition, there was a positive impact after the educational intervention in the acquisition of new knowledge and practices during the nurses' childcare consultation. Conclusion: The educational intervention on growth and development surveillance in childcare consultation was effective to improve the knowledge and practice of nurses working in the Family Health Strategy. It is believed that promoting permanent education and discussions about child development surveillance among multiprofessional teams help improve care.
Palavras-chave: Saúde da criança
Crescimento e desenvolvimento
Cuidado da criança
Enfermagem
Educação permanente
Atenção primária à saúde
Child health
Growth and development
Child care
Nursing
Permanent Education
Primary health care
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25696
Data do documento: 20-Jun-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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