Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Lucas Barros de.-
dc.date.accessioned2023-01-17T18:33:55Z-
dc.date.available2023-01-17T18:33:55Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25707-
dc.description.abstractThe present work deals with the images constructed by the imperial and republican brazilian governments for the Universal Exhibitions, within the reorientation of brazilian foreign policy between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century. Thus, it seeks to reveal the images that the Brazilian government exhibits to other countries at the Universal Exhibitions in Paris in 1889 and in Saint Louis in 1904, with the first still in the Empire and the second already in the republican period. The research was carried out through qualitative bibliographic and documentary analysis of primary documents made by the brazilian representations in these events, obtained from government digital files, and the analysis of secondary sources on brazilian foreign policy and the country's participation, in order to clarify the priorities of each participation and show eventual continuities or changes. For this, four areas of study were outlined: political, modernity, economic and racial. Of the four spheres, only the political one has changes. In Paris, the European monarchy was exalted, and in Saint Louis, the brazilian republic was largely responsible for progress and should be close to the United States of America. In the other spheres, there were the same images, but with different references: they show itself modern through progress and industries; attraction of European immigrants; and distance from the influences of indigenous and black ethnicities. Therefore, if there were changes in brazil's international relations, these discontinuities could also be seen in the images taken from the country to those universal events, because even with the continuity in three fields, the reference was no longer Europe, but the United States.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2023-01-17T18:33:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LBS17012023.pdf: 5991285 bytes, checksum: 42864c152c35f1f07689e8e84a3405da (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-17T18:33:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LBS17012023.pdf: 5991285 bytes, checksum: 42864c152c35f1f07689e8e84a3405da (MD5) Previous issue date: 2022-10-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica Externa Brasileira.pt_BR
dc.subjectImagem internacional.pt_BR
dc.subjectExposições Universais.pt_BR
dc.subjectRelações internacionais.pt_BR
dc.titleA coroa e a espada no espetáculo das nações: as auto-imagens da monarquia e da república do Brasil nas Exposições Universais de 1889 e 1904pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Túlio Sérgio Henriques.-
dc.description.resumoO presente trabalho trata das imagens construídas pelos governos brasileiros imperial e republicano para as grandiosas Exposições Universais, dentro da reorientação da política externa brasileira entre o fim do século XIX e o início do século XX. Assim, busca-se entender as imagens que o governo brasileiro promoveu de si para os outros países nas Exposições Universais de Paris de 1889 e de Saint Louis de 1904, com a primeira ocorrida ainda no Império e a segunda já no período republicano. A pesquisa foi realizada por meio da análise qualitativa bibliográfica e documental de documentos primários feitos pelas representações brasileiras nesses certames, obtidos de arquivos digitais governamentais, e da análise de fontes secundárias sobre política externa brasileira e as participações do país, a fim de explicitar as prioridades de cada participação e mostrar eventuais continuidades ou mudanças. Para isso, foram esboçados quatro âmbitos para estudo: político, modernidade, econômico e racial. Dos quatro trilhos, apenas o político possui alterações. Em Paris, exaltou-se a monarquia europeia, e em Saint Louis, a república brasileira era a grande responsável pelo progresso e deveria ser próxima aos Estados Unidos da América. Nos demais eixos, mostraram-se as mesmas imagens, mas com referenciais diferentes: ímpeto de se mostrar moderno pelo progresso e pela nascente indústria; atração de imigrantes europeus; e afastamento das influências das etnias indígenas e pretas. Portanto, se houve alterações nas relações internacionais do Brasil, essas descontinuidades também puderam ser vistas nas imagens levadas do país aqueles certames universais, porque mesmo com a continuidade em três searas, o referencial não era mais a Europa, e sim os Estados Unidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentRelações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBS17012023.pdf5,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons