Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25724
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | BARBOSA, DARLANE KELLY DA SILVA | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T12:50:16Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18T12:50:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25724 | - |
dc.description.abstract | . | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-18T12:50:16Z No. of bitstreams: 1 BARBOSA, Darlane (2022) O uso do role playing game (RPG) no ensino das práticas de oralidade (1).pdf: 372534 bytes, checksum: fdf9cf6c623236d64369d1550de022a8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-18T12:50:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BARBOSA, Darlane (2022) O uso do role playing game (RPG) no ensino das práticas de oralidade (1).pdf: 372534 bytes, checksum: fdf9cf6c623236d64369d1550de022a8 (MD5) Previous issue date: 2022-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Oralidade, RPG, Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.title | O USO DO ROLE PLAYING GAME (RPG) NO ENSINO DAS PRÁTICAS DE ORALIDADE | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Regina Celi Mendes Pereira da | - |
dc.description.resumo | Este trabalho busca investigar a influência dos jogos de Role Playing Game (RPG) para favorecer as práticas de oralidade nas aulas de Língua Portuguesa, uma vez que, de modo geral, as metodologias tradicionais têm trabalhado a oralidade com foco na correção dos erros gramaticais presentes na fala, além de se voltarem para o trabalho com os registros informais de uso da língua oral. No entanto, teóricos que tratam do ensino da oralidade na educação básica e os documentos oficiais demonstram que a oralidade é uma prática social e, por isso, vai além desse foco na fala e seus erros. Sendo assim, foi feita uma pesquisa de caráter exploratório e de abordagem qualitativo-interpretativista baseada em artigos, capítulos de dissertações e livros que abordam a temática, e nos documentos oficiais que regulam a educação básica. Também foi desenvolvida uma pesquisa-participante por meio da realização de uma demonstração de partida de RPG com colaboradores, a fim de identificar as possibilidades de uso do RPG no ensino das práticas de oralidade. Portanto, foi possível compreender e apontar possibilidades reais de uso do RPG como um instrumento que promove práticas de oralidade que contribuem para os estudantes realizarem o uso adequado de recursos argumentativos, dos gêneros orais em situações formais, desenvolverem autonomia na exposição e defesa de ideias etc., pontos importantes para que obtenham um posicionamento crítico em sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BARBOSA, Darlane (2022) O uso do role playing game (RPG) no ensino das práticas de oralidade (1).pdf | 363,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.