Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARBOSA, DARLANE KELLY DA SILVA-
dc.date.accessioned2023-01-18T12:50:16Z-
dc.date.available2023-01-18T12:50:16Z-
dc.date.issued2022-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25724-
dc.description.abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-18T12:50:16Z No. of bitstreams: 1 BARBOSA, Darlane (2022) O uso do role playing game (RPG) no ensino das práticas de oralidade (1).pdf: 372534 bytes, checksum: fdf9cf6c623236d64369d1550de022a8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-18T12:50:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BARBOSA, Darlane (2022) O uso do role playing game (RPG) no ensino das práticas de oralidade (1).pdf: 372534 bytes, checksum: fdf9cf6c623236d64369d1550de022a8 (MD5) Previous issue date: 2022-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectOralidade, RPG, Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleO USO DO ROLE PLAYING GAME (RPG) NO ENSINO DAS PRÁTICAS DE ORALIDADEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Regina Celi Mendes Pereira da-
dc.description.resumoEste trabalho busca investigar a influência dos jogos de Role Playing Game (RPG) para favorecer as práticas de oralidade nas aulas de Língua Portuguesa, uma vez que, de modo geral, as metodologias tradicionais têm trabalhado a oralidade com foco na correção dos erros gramaticais presentes na fala, além de se voltarem para o trabalho com os registros informais de uso da língua oral. No entanto, teóricos que tratam do ensino da oralidade na educação básica e os documentos oficiais demonstram que a oralidade é uma prática social e, por isso, vai além desse foco na fala e seus erros. Sendo assim, foi feita uma pesquisa de caráter exploratório e de abordagem qualitativo-interpretativista baseada em artigos, capítulos de dissertações e livros que abordam a temática, e nos documentos oficiais que regulam a educação básica. Também foi desenvolvida uma pesquisa-participante por meio da realização de uma demonstração de partida de RPG com colaboradores, a fim de identificar as possibilidades de uso do RPG no ensino das práticas de oralidade. Portanto, foi possível compreender e apontar possibilidades reais de uso do RPG como um instrumento que promove práticas de oralidade que contribuem para os estudantes realizarem o uso adequado de recursos argumentativos, dos gêneros orais em situações formais, desenvolverem autonomia na exposição e defesa de ideias etc., pontos importantes para que obtenham um posicionamento crítico em sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBOSA, Darlane (2022) O uso do role playing game (RPG) no ensino das práticas de oralidade (1).pdf363,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.