Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25729Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | FERRAZ, CLARA SOUZA | - |
| dc.date.accessioned | 2023-01-18T13:27:07Z | - |
| dc.date.available | 2023-01-18T13:27:07Z | - |
| dc.date.issued | 2022-07 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25729 | - |
| dc.description.abstract | When there is a safety failure on Civil Aviation and an accident occur, it is never because of one isolated cause but for a myriad of factors. This research aims to investigate the lack of standard aviation English by pilots, copilots, and air-traffic controllers as a contributing factor to accidents and incidents on international civil aviation. The data was found on research by Cookson (2009 and 2015) and Lahoti (1997). The methodology of this research is descriptive and bibliographic, inspired by the tables of Gonçalves and Pacheco (2017), to summarize which language skills failed in the accidents, according to the International Civil Aviation Organization’s Annex 10, Resolution A23-16 and the Manual of Implementation of Language Proficiency Requirement. The results point that the English Language has an important role on flight safety, because the minimum proficiency level determined by Resolution A32-16, the accidents could have been avoided. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-18T13:27:07Z No. of bitstreams: 1 TCC siag.pdf: 555046 bytes, checksum: 14860b9706a4a34c4a845caa58f61b17 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-18T13:27:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC siag.pdf: 555046 bytes, checksum: 14860b9706a4a34c4a845caa58f61b17 (MD5) Previous issue date: 2022-07 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Acidentes Aeronáuticos, competências de proficiência de língua, inglês, miscommunication. | pt_BR |
| dc.title | A LÍNGUA INGLESA COMO IDIOMA OFICIAL PARA PILOTOS E CONTROLADORES DE VOO DA AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL: UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Cláudia Caminha Lopes | - |
| dc.description.resumo | Quando há uma falha na segurança na Aviação Civil e ocorre um acidente, nunca é por uma causa isolada, e sim por um conjunto de fatores. O objetivo desta pesquisa é investigar a não utilização padronizada da língua inglesa por pilotos e controladores de voo como fator contribuinte para acidentes e incidentes na Aviação Civil Internacional. Os dados foram retirados de pesquisas de Cookson (2009 e 2015) e Lahoti (1997). A metodologia desta pesquisa é descritiva, bibliográfica, e inspirada nas tabelas de Gonçalves e Pacheco (2017), para o resumo de quais competências de linguagens falharam nos acidentes aéreos, de acordo com os critérios de avaliação de proficiência determinados pela Organização de Aviação Civil Internacional através do Anexo 10 da Convenção de Chicago, Resolução A32-16 e o Manual of Implementation of Language Proficiency Requirement. Os resultados apontam que a língua inglesa exerce importante papel na segurança de voo, pois, com o nível mínimo de proficiência determinada pela resolução A32-16, os acidentes poderiam ter sido evitados. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Mediações Interculturais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC siag.pdf | 542,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
