Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25732
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Gabriela Pereira da-
dc.date.accessioned2023-01-18T13:51:34Z-
dc.date.available2023-01-18-
dc.date.available2023-01-18T13:51:34Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25732-
dc.description.abstractThe great difficulty in learning chemistry subjects sparks interest in the development of didactic alternatives to improve the teaching process. Gamification can be applied to several Chemistry contents, among which is chemical kinetics. The study was carried out in a 2nd-year high school class from a private school in the city of João Pessoa, Paraíba, with 31 students. The activity was analyzed through a survey with 16 questions, that was applied after the didact instrument. The objective of this research was to promote playfully the expertise, applying the game named "Cinética Química" as a didactic instrument. It was observed a greater interaction between teacher and student during the execution of this game, a cooperative and fun environment. The game had a good reach, in both playful and educational parts, demonstrating that the game contributes to learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-01-18T13:51:34Z No. of bitstreams: 1 GPC18012023.pdf: 722325 bytes, checksum: 8eda58aab0f7f8d923680434eddf101f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-18T13:51:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GPC18012023.pdf: 722325 bytes, checksum: 8eda58aab0f7f8d923680434eddf101f (MD5) Previous issue date: 2022-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectJogo digitalpt_BR
dc.subjectJogo didático - Cinética químicapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem em químicapt_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação preliminar de um jogo digital para o ensino de cinética químicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pontes, Liliana de Fátima Bezerra Lira de-
dc.description.resumoA grande dificuldade de aprendizagem nas disciplinas de Química faz despertar o interesse no desenvolvimento de alternativas didáticas para melhorar o processo de ensino. Os jogos digitais podem ser aplicados a diversos conteúdos de Química, entre os quais está a cinética química. O objetivo da pesquisa foi promover de forma lúdica o conhecimento, aplicando-se o game nomeado de "Cinética Química" como instrumento didático, que foi desenvolvido desde suas imagens até sua programação na plataforma Unity de forma independente, para o estudo desse tema em sala de aula. O estudo foi realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola privada da cidade de João Pessoa, Paraíba, com 31 alunos. A atividade foi analisada através de um questionário com 16 perguntas, que foi aplicado após o instrumento didático. Observou-se maior interação entre professor e aluno durante a execução do game, um ambiente cooperativo e divertido. O jogo teve um bom alcance, tanto em sua parte lúdica quanto na educativa, demonstrando que o game contribuiu na aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GPC18012023.pdf705,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.