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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25740
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, José Victor Gomes Rodrigues de-
dc.date.accessioned2023-01-18T14:34:09Z-
dc.date.available2023-01-18-
dc.date.available2023-01-18T14:34:09Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25740-
dc.description.abstractThe participation in the Pedagogical Residence Program in the midst of a serious pandemic brought several challenges to be overcome in the teaching-learning context. Faced with this situation, the group needed to prepare and plan with extensive studies and debates among the participants, developing a base that guided the construction of our activities. The objective of this work is to report the main challenges, the process to overcome them and the contributions to teacher training obtained during the period of validity of the Pedagogical Residency program. The planning and practice based on virtual, synchronous or asynchronous classes, enabled a significant learning experience on the use of digital tools, even with the difficulties, overcome through a process of research and studies. Emergency remote teaching showed aspects such as the lack of adequate preparation for teachers, as well as the worrying social problems related to Brazilian public education, experienced by teachers and especially by students, often without adequate access to this reality caused by remote teaching.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-01-18T14:34:09Z No. of bitstreams: 1 JVGRM18012023 .pdf: 834743 bytes, checksum: 9ca3d76cebdcdb509af4c5840178520f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-18T14:34:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JVGRM18012023 .pdf: 834743 bytes, checksum: 9ca3d76cebdcdb509af4c5840178520f (MD5) Previous issue date: 2022-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectPedagogical residencept_BR
dc.subjectEmergency remote teachingpt_BR
dc.titleA importância da residência pedagógica na formação docente: desafios e aprendizagens em um cenário pandêmicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Richarde Marques da-
dc.description.resumoA participação no Programa Residência Pedagógica em meio a uma grave pandemia trouxe diversos desafios a serem superados no âmbito de ensino-aprendizagem. Diante dessa situação, o grupo da Residência Pedagógica precisou se preparar e se planejar com estudos e debates amplos entre os participantes, desenvolvendo uma base que guiou a construção das nossas atividades. O objetivo deste trabalho é relatar quais foram os principais desafios, o processo para superá-los e as contribuições para a formação docente obtidas durante o período de vigência do programa da Residência Pedagógica. O planejamento e prática a partir de aulas virtuais, síncronas ou assíncronas, possibilitou um significativo aprendizado sobre a utilização de ferramentas digitais, mesmo com as dificuldades, superadas através de um processo de pesquisas e estudos. O ensino remoto emergencial mostrou aspectos como a falta de preparação adequada para os professores, bem como os preocupantes problemas sociais relacionados ao ensino público brasileiro, vivenciados pelos docentes e principalmente pelos estudantes, muitas vezes sem o acesso adequado a essa realidade ocasionada pelo ensino remoto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

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