Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25760
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MARTINS, BEATRIZ SOARES | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-19T13:22:46Z | - |
dc.date.available | 2023-01-19T13:22:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25760 | - |
dc.description.abstract | The role of the mediator, as someone responsible for properly conducting the mediation and correctly managing the emotions of the mediated, requires a mental posture and self-awareness that provide the necessary conditions for an excellent reflexivity. Meditative practices and attention training, such as Mindfulness or “Atenção Plena”, have become popular and gained space in therapeutic interventions in recent decades, being incorporated as a technique and applied to conflict resolution professionals. In this research, we sought to explore the origins of the construct inside and outside the scientific literature, its formulation and practical function, as well as the benefits it would provide. Mindfulness in mediation, even if secular, relates directly to the Buddhist view, thus through an introduction to the Buddha's Dhamma, its approach and fundamental factors were investigated, pointing out possible paths through theoretical and practical knowledge of the teachings to effectively develop a reflexivity education consistent with mediation. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-19T13:22:46Z No. of bitstreams: 1 TCC Beatriz Soares-Final.pdf: 404855 bytes, checksum: ead25eb934fcd998cd522cf2c3c917da (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-19T13:22:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Beatriz Soares-Final.pdf: 404855 bytes, checksum: ead25eb934fcd998cd522cf2c3c917da (MD5) Previous issue date: 2022-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Mediação. Postura do Mediador. Mindfulness. Atenção Plena. Dhamma. Budismo. | pt_BR |
dc.title | A POSTURA MENTAL DO MEDIADOR: REPENSANDO A PROPOSTA LAICA DE MINDFULNESS E CONHECENDO O CAMINHO DO DHAMMA | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gnerre, Maria Lúcia Abaurre | - |
dc.description.resumo | O papel do mediador, como um responsável por conduzir a mediação adequadamente e gerir corretamente as emoções dos mediados, exige uma postura mental e consciência de si que forneçam condições necessárias para um excelente processo reflexivo. Práticas meditativas e treinamentos de atenção, como Mindfulness ou “Atenção Plena”, tornaram-se populares e ganharam espaço em intervenções terapêuticas nas últimas décadas, passando a incorporar também técnicas aplicadas aos profissionais de solução de conflitos. Neste trabalho, buscouse explorar as origens do construto dentro e fora da literatura científica, sua formulação e função prática, bem como os benefícios que ela viria a proporcionar. Mindfulness na mediação, mesmo que laico, relaciona-se diretamente com a visão budista; assim, diante da introdução ao Dhamma de Buda, investigou-se sua abordagem e fatores fundamentais, apontando caminhos possíveis através do conhecimento teórico e prático dos ensinamentos para efetivamente desenvolver uma educação reflexiva condizente com a mediação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Mediações Interculturais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Tradução |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Beatriz Soares-Final.pdf | 395,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.