Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25783
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAntônio , Elaine Sant-
dc.date.accessioned2023-01-19T16:18:43Z-
dc.date.available2021-09-27-
dc.date.available2023-01-19T16:18:43Z-
dc.date.issued2021-04-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25783-
dc.description.abstractThis work comprises a proposal for pedagogical practice that has the general objective of contributing to the promotion of literary literacy. The anthology Querem nos calar – Poemas para serem lidos em voz alta will support the mediation proposal. Organized by Mel Duarte (2019), this anthology brings out the power and representativeness of the voices of 15 poets from different regions of the country. The intersectionality is understood in the work from the different levels, structures and forms of oppression identified in the experiences of female lyrical voices. Thus, this approach proves to be a powerful form of mediation, in order to understand its plausibility and importance for the emergence of a feminist epistemology that is very useful for understanding the poetry of female authorship that we intend to take to the classroom. For this purpose, we will rely on the contributions of Akotirene (2018), Crenshaw (1989; 2002). We support the discussion on literacy and think literature as a transformative element in the assumptions of Candido (1995; 2002; 2006), Cosson (2014), Dalvi (2013), Soares (1998), Souza (2011) and Zappone (2008) as a basis. The studies by D’alva (2011, 2019), Alves (2007; 2012) and Zumthor (2007) support the questions about poetry, spoken poetry and performance. For the development of the activity nobook, we will use the concept of basic sequence Cosson (2014) as a basis. In terms of results, we hope to contribute to actions in which the development of the ability to use language effectively in the face of comprehension and production of texts is present. In addition to this, actions that mobilize thinking of the school /classroom as a living, flexible and democratic organism for poetry, activating its: aesthetic, humanizing and social functions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2023-01-19T16:18:43Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ElaineSantAntonio_DST (1).pdf: 8642290 bytes, checksum: ec8eba6e79365bb94b23cfd300a427bc (MD5) ElaineSantAntonio_Termo.pdf: 123228 bytes, checksum: 3926620d763c2aca59a7284b1e93ca4a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-19T16:18:43Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ElaineSantAntonio_DST (1).pdf: 8642290 bytes, checksum: ec8eba6e79365bb94b23cfd300a427bc (MD5) ElaineSantAntonio_Termo.pdf: 123228 bytes, checksum: 3926620d763c2aca59a7284b1e93ca4a (MD5) Previous issue date: 2021-04-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectSlampt_BR
dc.subjectAutoria femininapt_BR
dc.titlePoesia para ser dita em voz alta: uma proposta de letramento com slams de autoria femininapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Moama Lorena de Lacerda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8240431568301681pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4535077536019362pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho compreende uma proposta de prática pedagógica que tem por objetivo geral contribuir para a promoção do letramento literário. Por meio de oficinas de leitura, a antologia Querem nos calar – Poemas para serem lidos em voz alta embasará a proposta de mediação. Organizada por Mel Duarte (2019), a referida antologia traz à tona o poder e a representatividade das vozes de 15 poetas de diferentes regiões do país. A interseccionalidade é compreendida na obra a partir dos diferentes níveis, estruturas e formas de opressão identificadas nas vivências das vozes líricas femininas. Assim, esta abordagem revela-se como poderosa forma de mediação, a fim de compreender a sua plausibilidade e importância para a emergência de uma epistemologia feminista que muito serve à compreensão da poesia de autoria feminina que pretendemos levar para sala de aula. Para tal, nos apoiaremos nas contribuições de Akotirene (2018), Crenshaw (1989; 2002); Berth (2019), Ribeiro (2017). A fim de embasar a discussão sobre letramento e pensar literatura como elemento transformador, adotamos como fundamentação os pressupostos de Candido (1995; 2002; 2006), Cosson (2014), Dalvi (2013), Soares (1998), Souza (2011) e Zappone (2008). Já os estudos de D’alva (2011, 2019), Alves (2007; 2012) e Zumthor (2007) embasam as questões acerca da poesia, poesia falada e performance. Para o desenvolvimento do caderno de atividades, tomaremos como fundamentação a sequência básica de Cosson (2014). Em termos de resultados, esperamos contribuir para ações nas quais o desenvolvimento da capacidade de usar efetivamente a linguagem diante da compreensão e produção de textos sejam presentes. Além delas, ações que mobilizem pensar a escola/sala de aula como organismo vivo, flexível e democrático para poesia, acionando as suas funções: estética, humanizadora e social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (Profletras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElaineSantAntonio_DST (1).pdf8,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ElaineSantAntonio_Termo.pdf120,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons