Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVale, Renno de Ervedosa Diniz-
dc.date.accessioned2023-01-19T18:11:04Z-
dc.date.available2022-09-16-
dc.date.available2023-01-19T18:11:04Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25822-
dc.description.abstractThe pandemic caused by SARS-COVID19 highlighted the importance of virtual learning. As a result, quick video editing has gained considerable relevance in video training, also known as video coaching. Although several video editing programs are available for both personal computers and smartphones, many of them are cumbersome for general use or require long processing times to complete editing tasks. Therefore, it was proposed and implemented an application (App) for smartphones that could streamline the video editing process in order to make education a more dynamic process. The app implemented was designed to facilitate the editing of videos used in the training methodology called Strengthening ties, in which video coaching is necessary to make parents aware of their parenting behaviors. The application, in addition to providing a simple dedicated usability interface, also allows a family member to record behavioral videos and send them to the program's facilitators. These in turn, with the virtual tool installed on their smartphones can edit them remotely and provide behavioral feedbacks faster and without any direct contact with family members. Further details about the developed application and the particularities of the case study are presented below, which allowed for greater agility in the video editing process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-05T10:51:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RennoDeErvedosaDinizVale_Dissert.pdf: 9337311 bytes, checksum: c6791706cc919db0fe4403e87d24c1b9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-19T18:11:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RennoDeErvedosaDinizVale_Dissert.pdf: 9337311 bytes, checksum: c6791706cc919db0fe4403e87d24c1b9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-19T18:11:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RennoDeErvedosaDinizVale_Dissert.pdf: 9337311 bytes, checksum: c6791706cc919db0fe4403e87d24c1b9 (MD5) Previous issue date: 2022-08-26en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectVídeo - Ediçãopt_BR
dc.subjectAplicativos - Smartphonespt_BR
dc.subjectVídeo coachingpt_BR
dc.subjectEducação - Primeira infânciapt_BR
dc.subjectPrograma de parentalidadept_BR
dc.subjectInformatics in educationpt_BR
dc.subjectVideo - Editingpt_BR
dc.subjectApplications - Smartphonespt_BR
dc.subjectEducation - Early Childhoodpt_BR
dc.subjectParenting programpt_BR
dc.subjectPrimeira infânciapt_BR
dc.subjectEarly childhoodpt_BR
dc.titleAplicativo de smartphone para produção e edição de vídeos com foco em video coaching para práticas parentaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Altafim, Ruy Alberto Pisani-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0695715138731741pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1694826388633162pt_BR
dc.description.resumoA pandemia provocada pelo SARS-COVID19, destacou a importância da aprendizagem virtual. Com isso, a edição rápida de vídeo ganhou uma considerável relevância em treinamentos por vídeos também denominada (video coaching). Apesar de vários programas de edição de vídeo estarem disponíveis tanto para computadores pessoais como para smartphones, muitos deles são complicados para o uso geral ou requerem longos processamentos para concluir as tarefas de edição. Diante disso, foi proposto e implementado um aplicativo(App) para smartphones que pudesse agilizar o processo de edição de vídeos a m de tornar a educação um processo mais dinâmico. O app implementado, foi pensado para facilitar a edição de vídeos utilizados no programa de intervenção denominado Fortalecendo laços, na qual o video coaching se faz necessário para conscientizar pais sobre seus comportamentos parentais. O aplicativo, além de fornecer uma interface simples de usabilidade dedicada, também possibilita que um familiar faça gravações de vídeos comportamentais e os envie para os facilitadores do programa. Estes por sua vez, com a ferramenta virtual instalada em seus smartphones podem editá-los remotamente e fornecer feedbacks comportamentais mais rapidamente e sem qualquer contato direto com os familiares. A seguir, são apresentados maiores detalhes sobre o aplicativo desenvolvido e as particularidades do estudo de caso, que possibilitou uma maior agilidade no processo de edição de vídeos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RennoDeErvedosaDinizVale_Dissert.pdf9,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons