Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25822
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Vale, Renno de Ervedosa Diniz | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-19T18:11:04Z | - |
dc.date.available | 2022-09-16 | - |
dc.date.available | 2023-01-19T18:11:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25822 | - |
dc.description.abstract | The pandemic caused by SARS-COVID19 highlighted the importance of virtual learning. As a result, quick video editing has gained considerable relevance in video training, also known as video coaching. Although several video editing programs are available for both personal computers and smartphones, many of them are cumbersome for general use or require long processing times to complete editing tasks. Therefore, it was proposed and implemented an application (App) for smartphones that could streamline the video editing process in order to make education a more dynamic process. The app implemented was designed to facilitate the editing of videos used in the training methodology called Strengthening ties, in which video coaching is necessary to make parents aware of their parenting behaviors. The application, in addition to providing a simple dedicated usability interface, also allows a family member to record behavioral videos and send them to the program's facilitators. These in turn, with the virtual tool installed on their smartphones can edit them remotely and provide behavioral feedbacks faster and without any direct contact with family members. Further details about the developed application and the particularities of the case study are presented below, which allowed for greater agility in the video editing process. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-05T10:51:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RennoDeErvedosaDinizVale_Dissert.pdf: 9337311 bytes, checksum: c6791706cc919db0fe4403e87d24c1b9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-19T18:11:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RennoDeErvedosaDinizVale_Dissert.pdf: 9337311 bytes, checksum: c6791706cc919db0fe4403e87d24c1b9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-19T18:11:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RennoDeErvedosaDinizVale_Dissert.pdf: 9337311 bytes, checksum: c6791706cc919db0fe4403e87d24c1b9 (MD5) Previous issue date: 2022-08-26 | en |
dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Vídeo - Edição | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos - Smartphones | pt_BR |
dc.subject | Vídeo coaching | pt_BR |
dc.subject | Educação - Primeira infância | pt_BR |
dc.subject | Programa de parentalidade | pt_BR |
dc.subject | Informatics in education | pt_BR |
dc.subject | Video - Editing | pt_BR |
dc.subject | Applications - Smartphones | pt_BR |
dc.subject | Education - Early Childhood | pt_BR |
dc.subject | Parenting program | pt_BR |
dc.subject | Primeira infância | pt_BR |
dc.subject | Early childhood | pt_BR |
dc.title | Aplicativo de smartphone para produção e edição de vídeos com foco em video coaching para práticas parentais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Altafim, Ruy Alberto Pisani | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0695715138731741 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1694826388633162 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pandemia provocada pelo SARS-COVID19, destacou a importância da aprendizagem virtual. Com isso, a edição rápida de vídeo ganhou uma considerável relevância em treinamentos por vídeos também denominada (video coaching). Apesar de vários programas de edição de vídeo estarem disponíveis tanto para computadores pessoais como para smartphones, muitos deles são complicados para o uso geral ou requerem longos processamentos para concluir as tarefas de edição. Diante disso, foi proposto e implementado um aplicativo(App) para smartphones que pudesse agilizar o processo de edição de vídeos a m de tornar a educação um processo mais dinâmico. O app implementado, foi pensado para facilitar a edição de vídeos utilizados no programa de intervenção denominado Fortalecendo laços, na qual o video coaching se faz necessário para conscientizar pais sobre seus comportamentos parentais. O aplicativo, além de fornecer uma interface simples de usabilidade dedicada, também possibilita que um familiar faça gravações de vídeos comportamentais e os envie para os facilitadores do programa. Estes por sua vez, com a ferramenta virtual instalada em seus smartphones podem editá-los remotamente e fornecer feedbacks comportamentais mais rapidamente e sem qualquer contato direto com os familiares. A seguir, são apresentados maiores detalhes sobre o aplicativo desenvolvido e as particularidades do estudo de caso, que possibilitou uma maior agilidade no processo de edição de vídeos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Informática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RennoDeErvedosaDinizVale_Dissert.pdf | 9,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons