Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, TACIANA EDUARDA PESSOA-
dc.date.accessioned2023-01-20T11:37:27Z-
dc.date.available2023-01-20T11:37:27Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25831-
dc.description.abstractEl objetivo de este estudio es describir y analizar cómo se da la producción de las vibrantes en posición de coda final y medial de las alumnas de Letras/Español de la Universidad Federal de Paraíba. Los objetivos específicos son: i) detallar los alófonos de /R/ producidos por las alumnas y si hubo influencia del portugués paraibano; ii) verificar si hay influencia de la cancelación del rótico característico de esta región paraibana al hablar la lengua española; iii) especificar las diferencias y similitudes entre las vibrantes de la lengua española y del portugués paraibano desde un punto de vista bibliográfico; iv) dar luz a nuevas investigaciones sobre las vibrantes. El estudio tiene como hipótesis que la cancelación de /R/ en coda final se extiende a la producción de este sonido en español como lengua extranjera, así como en algunos casos de coda medial, como en el portugués paraibano. Los datos del estudio fueron recolectados de 4 informantes, del género/sexo femenino, estudiantes de graduación del curso de Letras/Español de la Universidad Federal de Paraíba. Se utilizó un cuestionario elaborado para la investigación, la herramienta Google Meet para la grabación, debido al COVID-19 y el programa Praat como instrumento de análisis de los datos. Como resultado, se constató que las variaciones de la vibrantes del portugués paraibano y su proceso de apagamiento influye en la lengua española de las informantes. Se intenciona, con este estudio, que la enseñanza del español considere las vibrantes como punto importante en la enseñanza de la oralidad.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-20T11:37:27Z No. of bitstreams: 1 Taci.pdf: 1022134 bytes, checksum: 7436b3a016f90480a567d5926bc9fd66 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-20T11:37:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Taci.pdf: 1022134 bytes, checksum: 7436b3a016f90480a567d5926bc9fd66 (MD5) Previous issue date: 2022-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectVibrantes; Coda final; Coda medial; Apagamento; Língua espanholapt_BR
dc.titleAS VIBRANTES EM POSIÇÃO DE CODA NA PRODUÇÃO DE ESTUDANTES DE LETRAS/ESPANHOL DA UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva , Carolina Gomes da-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é descrever e analisar como se dá a produção das vibrantes em posição de coda final e medial por alunas de Letras/Espanhol da Universidade Federal da Paraíba. Os objetivos específicos são: i) detalhar os alofones de /R/ produzidos pelas alunas e se houve influência do português paraibano; ii) verificar se há a influência do apagamento do rótico característico dessa região paraibana ao se falar a língua espanhola; iii) especificar as diferenças e semelhanças entre as vibrantes da língua espanhola e do português paraibano desde um ponto de vista bibliográfico; iv) dar luz a novos estudos sobre as vibrantes. O estudo tem como hipótese que o apagamento do /R/ em coda final se estenderia para a produção desse som em espanhol como língua estrangeira, bem como em alguns casos de coda medial, como no português paraibano. Os dados da pesquisa foram coletados de 4 informantes, do gênero/sexo feminino, estudantes de graduação do curso de Letras/Espanhol da Universidade Federal da Paraíba. Utilizou-se um questionário elaborado para a pesquisa, a ferramenta Google Meet para a gravação, devido ao COVID-19 e o programa Praat como instrumento de análise dos dados. Como resultado, constatamos que as variações da vibrante do português paraibano e seu processo de apagamento influencia na língua espanhola das informantes. Intencionase, com esse estudo, contribuir para que o ensino do espanhol considere as vibrantes como ponto importante no ensino da oralidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Taci.pdf998,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.