Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25843
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRITO, MARIA ELIZABETH SILVA DE-
dc.date.accessioned2023-01-20T12:56:11Z-
dc.date.available2023-01-20T12:56:11Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25843-
dc.description.abstractThe preposition “com” is present in many enunciative constructions in Brazilian Portuguese, given that the use of the preposition is an indispensable element in the syntactic, semantic and discursive aspect for the construction of a text. In this sense, this work aims to investigate the functioning of this morphosyntactic category in preparatory essays for the ENEM, a textual genre that is structured in the essay-argumentative typology, based on the concept of iconicity, in particular the principle of iconicity and the subprinciple of linear ordering, present in Functional Linguistics. Methodologically, this research is qualitative and the material analyzed was produced by students who were candidates for the National Secondary Education Examination (ENEM) of the PET project Conexões de Saberes: Access and Permanence of Young People of Popular Origin at the University: University-Community Dialogues, in the years 2020 and 2021. This project is linked to the Federal University of Paraíba (UFPB). To compare the formal and functional perspective, we consulted two traditional grammars (LIMA, 2011; CEGALLA, 2008), and, for the theoretical foundation, authors of functionalist strands (CUNHA, 2015; KOCH, 2017; BASÍLIO, 2006; among others). As a result, we obtained, from the analysis of ten productions in which the preposition “com” appears, characteristics beyond the morphosyntactic level, through the concept of iconicity, and the effects caused by the order, that is, by the position in which this preposition occupies in the text, based on the subprinciple of linear ordering. We can conclude, therefore, that traditional grammars do not contemplate the marked phenomena of the preposition under analysis, as well as the functionalist concepts are essential to conceive the use of the preposition “com” as a significant part of the sociointeractional process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-20T12:56:11Z No. of bitstreams: 1 TCC COMPLETO - Maria Elizabeth Silva de Brito -20170118430 - VERSAO FINAL.pdf: 1763545 bytes, checksum: b9a990d11558adea4b6bf676775c82ae (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-20T12:56:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC COMPLETO - Maria Elizabeth Silva de Brito -20170118430 - VERSAO FINAL.pdf: 1763545 bytes, checksum: b9a990d11558adea4b6bf676775c82ae (MD5) Previous issue date: 2022-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectuso da preposição com; linguística funcional; texto e interação; iconicidade; ordenação linear.pt_BR
dc.titleA PREPOSIÇÃO EM FUNCIONAMENTO: O USO DE “COM” EM REDAÇÕES PREPARATÓRIAS PARA O ENEMpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Tiago de Aguiar-
dc.description.resumoA preposição “com” está presente em muitas construções enunciativas do português brasileiro, dado que o uso da preposição é um elemento indispensável no aspecto sintático, semântico e discursivo para a construção de um texto. Nesse sentido, este trabalho tem como intuito investigar o funcionamento dessa categoria morfossintática em redações preparatórias para o ENEM, gênero textual que se estrutura na tipologia dissertativo-argumentativa, a partir do conceito de iconicidade, em especial o princípio de iconicidade e subprincípio da ordenação linear, presentes na Linguística Funcional. Metodologicamente, esta pesquisa tem caráter qualitativo e o material analisado foi produzido por alunos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do projeto PET Conexões de Saberes: Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular à Universidade: Diálogos UniversidadeComunidade, nos anos de 2020 e 2021. Esse projeto está vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para compararmos a perspectiva formal e funcional, consultamos duas gramáticas tradicionais (LIMA, 2011; CEGALLA, 2008), e, para a fundamentação teórica, autores de vertentes funcionalistas (CUNHA, 2015; KOCH, 2017; BASÍLIO, 2006; entre outros). Como resultado obtivemos, a partir da análise de dez produções em que aparece a preposição “com”, características para além do nível morfossintático, por meio do conceito de iconicidade, e os efeitos causados pela ordem, isto é, pela posição em que essa preposição ocupa no texto, a partir do subprincípio da ordenação linear. Podemos concluir, assim, que as gramáticas tradicionais não contemplam os fenômenos marcados da preposição em análise, bem como os conceitos funcionalistas são essenciais para conceber o uso da preposição “com” como parte significativa do processo sociointeracional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC COMPLETO - Maria Elizabeth Silva de Brito -20170118430 - VERSAO FINAL.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.