Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25849
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Alexsandra da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-20T13:23:25Z | - |
dc.date.available | 2023-01-20 | - |
dc.date.available | 2023-01-20T13:23:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25849 | - |
dc.description.abstract | The main objective of this work is to analyze the importance and effectiveness of games in the teaching and learning process of mathematics in the classroom in high school classes, in order to reduce students' difficulties in relation to fundamental mathematics operations. For the development of our research, we selected the domino, bingo and ludo games in order to be adapted so that students can learn mathematics with a new learning tool, analyzing their positive and negative points. To analyze this teaching method, we carried out our research with a class of the 3rd Year of High School, the works were conducted in groups with 20 students, regularly enrolled at the Escola Cidadã Integral Técnica Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, located in the city of Belém in the state from Paraíba. With the constant changes in the educational scenario and the advancement of technology, educators need to seek new teaching resources that allow students to have a new look and a new motivation for learning. Through a subjective writing, at the end of the application of the mathematical games it can be seen that the students aroused more interest in mathematics, building their knowledge and increasing their motivation. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-01-20T13:23:25Z No. of bitstreams: 1 ASO20012023.pdf: 2311405 bytes, checksum: 0bc54136fbd1cc4c349be4b0899c65f2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-20T13:23:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ASO20012023.pdf: 2311405 bytes, checksum: 0bc54136fbd1cc4c349be4b0899c65f2 (MD5) Previous issue date: 2022-12-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Jogos - Ferramenta de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem em matemática | pt_BR |
dc.subject | Math games | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.subject | Teaching Tool | pt_BR |
dc.title | Os jogos como metodologia no ensino da matemática: um estímulo para a compreensão das operações básicas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vera, Pedro Antônio Hinojosa | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como principal objetivo analisar a importância e eficácia dos jogos no proocesso ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula em turmas do Ensino Médio, a fim de diminuir as dificuldades dos alunos com relação às operações fundamentais da matemática. Para o desenvolvimento da nossa pesquisa selecionamos os jogos dominó, bingo e ludo de modo a serem adapatdos para que os alunos possam aprender a matemática com novas ferramentas de aprendizado, fazendo a analise de seus pontos positivos e negativos. Para analisar esse método de ensino realizamos nossa pesquisa com uma turma do 3º Ano do Ensino Médio, os trabalhos foram conduzidos em grupos com 20 alunos, regularmente matriculados na Escola Cidadã Integral Técnica Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, localizada na cidade de Belém no Estado da Paraíba. Com as constantes mudanças no cenário educacional e com o avanço da tecnologia, os educadores precisam buscar novos recursos didáticos, que permitam aos alunos um novo olhar e uma nova motivação para o prendizado. Por meio de uma redação subjetiva, ao termino da aplicação dos jogos matemáticos pode-se constatar que os alunos despertaram mais interesse pela matemática, construindo seus conhecimentos e aumentando sua motivação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ASO20012023.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.