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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARRUDA, ARABELLA ALSKLING DE-
dc.date.accessioned2023-01-20T13:23:59Z-
dc.date.available2023-01-20T13:23:59Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25850-
dc.description.abstractThrough a descriptive and exploratory analysis of the sociolinguistic aspects aimed at the adoption of neutral language in the school community, the present work proposes a reflection on the legitimacy of this claim, and its consequences in basic education, considering factors such as the evaluation of the body and the models proposed, so far, for its practice. To this end, the analysis was carried out - considering the concepts of sociolinguistics in Faraco (2021) and Filho et. Al (2022) - of the first forty positions inserted in the comments of a report published on Facebook, in 2022, in order to examine the aspects that influence the population's willingness to reflect on the adoption of neutral language and thus, also, the points that point to the need for this measure of educational inclusion.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-20T13:23:59Z No. of bitstreams: 1 TCC_Arabella_Alskling_Final_Corrigido.pdf: 2071940 bytes, checksum: 31f602372742b0d0ccf5f94ed75e0aeb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-20T13:23:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Arabella_Alskling_Final_Corrigido.pdf: 2071940 bytes, checksum: 31f602372742b0d0ccf5f94ed75e0aeb (MD5) Previous issue date: 2022-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLinguagem neutra; Sociolinguística; Educação; Norma-padrão; inclusão.pt_BR
dc.titleDIVERSIDADE LINGUÍSTICA E ENSINO: reflexões sobre a linguagem neutra no cenário educacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mello, Fernanda Rosário de-
dc.description.resumoPor meio de uma análise descritiva e exploratória dos aspectos sociolinguísticos voltados para a adoção da linguagem neutra na comunidade escolar, o presente trabalho propõe uma reflexão sobre a legitimidade dessa reivindicação, e seus desdobramentos na Educação Básica, considerando fatores, tais quais a avaliação do corpo social e os modelos propostos, até o momento, para a sua prática. Para tanto, foi feita a análise - tendo em vista conceitos da Sociolinguística, sobretudo em Faraco (2021) e Bagno (2007) e estudos sobre linguagem neutra BARBOSA FILHO; OTHERO, 2022) - dos quarenta primeiros posicionamentos inseridos nos comentários de uma reportagem publicada no Facebook, em 2022, sobre linguagem neutra e ensino a fim de se examinar os aspectos que influenciam na disposição da população em refletir sobre a adoção da linguagem neutra e assim, também, os pontos que apontam para a necessidade dessa medida de inclusão educacional. Os principais resultados alcançados apontam para um imaginário social de língua como entidade suprema, inflexível, invariável, sinônimo exclusivo de norma-padrão. A diversidade é vista, para a maioria das pessoas, como algo que deve ser combatido, já que traz à língua instabilidade e uma consequente degeneração. Relativamente ao cenário educacional, detectamos a dificuldade em inserir a temática da diversidade, sob os estudos da linguagem neutra, na escola de Educação Básica, mesmo que seja essa a orientação dos documentos oficiais (BRASIL, 2017), dada a grande barreira que se estabelece nos diversos segmentos sociais relacionada ao tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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