Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25869Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | VASCONCELOS, GIULLIANA SILVA DE | - |
| dc.date.accessioned | 2023-01-20T14:44:08Z | - |
| dc.date.available | 2023-01-20T14:44:08Z | - |
| dc.date.issued | 2022-12 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25869 | - |
| dc.description.abstract | If we look carefully, we will see that the erasure of black characters in the Brazilian literary scene is noticeable. Historically, canonical literature remains immobilized, being a territory dominated by white men who end up supporting the dominant, Caucasian and Eurocentric logic, which thematizes blacks from the point of view of whiteness, often reaffirming racial prejudices and social stigmas. In this context, in the present work, I propose to analyze the "echoes of life-freedom" reverberated in Conceição Evaristo's poetics, which define the belonging and authorship of the black female being, invested with her own identity. They are echoes that reverberate individual and collective experiences of black women, through a striking language, seeking to break with the imposed place of “object”, becoming the owners of their own stories. To carry out this study, focusing on Brazilian black female writing, I will analyze the poems "Vozes-mulheres" and "Meia lágrima", extracted from the work Poemas da remembrance and other movements (2021) by Conceição Evaristo. To support the analyses, we will use as a theoretical reference: authors who address the theme of Literature, Literary Theory, Afro-Brazilian Literature, female authorship, black identity, black poetry. Such as:Paulo Freire (1987), Bernd (1992), Antonio Candido ( 1995); Terry Eagleton (2003); Tzvetan Todorov (2003); Proença (2004); Konder (2005); Pound (2006): Evaristo (2005; 2007; 2011; 2021); Duarte (2007); Fonseca (2007); Sousa (2010), Cuti (2010); Sousa (2010); Fanon (2011); Rufatto (2012); Santos (2013); Souza (2015); Ferreira (2021) among others. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-20T14:44:08Z No. of bitstreams: 1 TCC- Giulliana Silva de Vasconcelos.docx Pronto.pdf: 436082 bytes, checksum: b5b44c0b9e12ddd78dde9b6ae5e92a39 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-20T14:44:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC- Giulliana Silva de Vasconcelos.docx Pronto.pdf: 436082 bytes, checksum: b5b44c0b9e12ddd78dde9b6ae5e92a39 (MD5) Previous issue date: 2022-12 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Literatura de mulheres negras, Conceição Evaristo, Identidade negra, Representação, Poesia negra. | pt_BR |
| dc.title | “ECOS DE VIDA-LIBERDADE”: SILÊNCIOS, RUÍDOS E DENÚNCIAS NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Franciane Conceição da | - |
| dc.description.resumo | Se olharmos com atenção, veremos que é perceptível o apagamento das personagens negras no cenário literário brasileiro. Historicamente, a literatura canônica se mantém engessada, sendo um território dominado por homens brancos que acabam por embasar a lógica dominante, caucasiana e eurocêntrica, que tematiza o negro sob o ponto de vista da branquitude, muitas vezes, reafirmando preconceitos raciais e estigmas sociais. Nesse contexto, no presente trabalho, proponho analisar os "ecos de vida-liberdade" reverberados na poética de Conceição Evaristo, que definem o pertencimento e autoria do ser feminino negro, revestida de identidade própria. São ecos que reverberam vivências individuais e coletivas de mulheres negras, através de uma linguagem marcante, buscando romper com o lugar imposto de “objeto”, passando a donas de suas próprias histórias. A pesquisa foi analisada a partir de uma abordagem qualitativa e bibliográfica focando na escrita feminina negra brasileira, analisarei os poemas "Vozes-mulheres" e "Meia lágrima", extraídos da obra Poemas da recordação e outros movimentos (2021) de Conceição Evaristo. Para fundamentar a pesquisa utilizamos como referencial teórico: autores/as que abordam a temática da Literatura, Teoria Literária, Literatura Afro-Brasileira, autoria feminina, identidade negra, poesia negra. Tais como: Paulo Freire (1987), Bernd (1992), Antonio Candido ( 1995); Terry Eagleton (2003); Tzvetan Todorov (2003); Proença (2004); Konder (2005); Pound (2006): Evaristo (2005; 2007; 2011; 2021); Duarte (2007); Fonseca (2007); Sousa (2010), Cuti (2010); Sousa (2010); Fanon (2011); Rufatto (2012); Santos (2013); Souza (2015); Ferreira (2021) entre outros/as. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC- Giulliana Silva de Vasconcelos.docx Pronto.pdf | 425,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
