Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25879
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTolentino, Átila Bezerra-
dc.date.accessioned2023-01-20T19:13:43Z-
dc.date.available2023-01-20-
dc.date.available2023-01-20T19:13:43Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25879-
dc.description.abstractThe narratives produced in expográficos circuits discourses are loaded with meanings, intentions and ideologies that can be analyzed from the exposed objects, the voids, the said and the unsaid. From a theoretical contribution of authors related to the social sciences and, specifically, to the field of Sociomuseology working with the issue of construction of discourses, memory and power, this article aims to analyze the discourses of expográficas narratives of a traditional museum, Municipal Museum of Borborema, and a community museum, the Museum of the Living Eye School Time, both located in the State of Paraíba. In this perspective, the analysis goes through about social subjects are represented in these two museums, diametrically opposed in the form of construction of its exhibitions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Nascimento (andre.joao@academico.ufpb.br) on 2023-01-20T19:13:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 4531-Texto do artigo-14978-1-10-20140625.pdf: 864023 bytes, checksum: 5c4c30f01a9af14971f32d05227c9f64 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-20T19:13:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 4531-Texto do artigo-14978-1-10-20140625.pdf: 864023 bytes, checksum: 5c4c30f01a9af14971f32d05227c9f64 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de Sociomuseologiapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectmuseuspt_BR
dc.subjectdiscursopt_BR
dc.subjectmemóriapt_BR
dc.subjectpoderpt_BR
dc.subjectideologiapt_BR
dc.subjectmuseumspt_BR
dc.subjectspeechpt_BR
dc.subjectmemorypt_BR
dc.subjectpowerpt_BR
dc.subjectideologypt_BR
dc.titleEntre políticos e mestres de cultura popular: discurso, poder e ideologia nos museus.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.citation.volume47pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage43pt_BR
dc.citation.epage70pt_BR
dc.description.resumoAs narrativas produzidas nos circuitos expográficos são discursos carregados de significados, intencionalidades e ideologias, que podem ser analisados a partir dos objetos expostos, dos vazios, dos ditos e dos não ditos. A partir de um aporte teórico de autores ligados às ciências sociais e, especificamente, ao campo da Sociomuseologia que atuam com a questão da construção de discursos, memória e poder, o presente artigo pretende analisar os discursos das narrativas expográficas de um museu tradicional, o Museu Municipal de Borborema, e de um museu comunitário, o Museu da Escola Viva Olho do Tempo, ambos localizados no Estado da Paraíba. Nessa perspectiva, a análise perpassa sobre como os sujeitos sociais são representados nesses dois museus,diametralmente opostos na forma de construção de suas exposições.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Patrimônio Cultural, Diversidade e Territórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4531-Texto do artigo-14978-1-10-20140625.pdf843,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons