Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25879
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Tolentino, Átila Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-20T19:13:43Z | - |
dc.date.available | 2023-01-20 | - |
dc.date.available | 2023-01-20T19:13:43Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25879 | - |
dc.description.abstract | The narratives produced in expográficos circuits discourses are loaded with meanings, intentions and ideologies that can be analyzed from the exposed objects, the voids, the said and the unsaid. From a theoretical contribution of authors related to the social sciences and, specifically, to the field of Sociomuseology working with the issue of construction of discourses, memory and power, this article aims to analyze the discourses of expográficas narratives of a traditional museum, Municipal Museum of Borborema, and a community museum, the Museum of the Living Eye School Time, both located in the State of Paraíba. In this perspective, the analysis goes through about social subjects are represented in these two museums, diametrically opposed in the form of construction of its exhibitions. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by André Nascimento (andre.joao@academico.ufpb.br) on 2023-01-20T19:13:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 4531-Texto do artigo-14978-1-10-20140625.pdf: 864023 bytes, checksum: 5c4c30f01a9af14971f32d05227c9f64 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-20T19:13:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 4531-Texto do artigo-14978-1-10-20140625.pdf: 864023 bytes, checksum: 5c4c30f01a9af14971f32d05227c9f64 (MD5) Previous issue date: 2014 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos de Sociomuseologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | museus | pt_BR |
dc.subject | discurso | pt_BR |
dc.subject | memória | pt_BR |
dc.subject | poder | pt_BR |
dc.subject | ideologia | pt_BR |
dc.subject | museums | pt_BR |
dc.subject | speech | pt_BR |
dc.subject | memory | pt_BR |
dc.subject | power | pt_BR |
dc.subject | ideology | pt_BR |
dc.title | Entre políticos e mestres de cultura popular: discurso, poder e ideologia nos museus. | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.citation.volume | 47 | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.citation.spage | 43 | pt_BR |
dc.citation.epage | 70 | pt_BR |
dc.description.resumo | As narrativas produzidas nos circuitos expográficos são discursos carregados de significados, intencionalidades e ideologias, que podem ser analisados a partir dos objetos expostos, dos vazios, dos ditos e dos não ditos. A partir de um aporte teórico de autores ligados às ciências sociais e, especificamente, ao campo da Sociomuseologia que atuam com a questão da construção de discursos, memória e poder, o presente artigo pretende analisar os discursos das narrativas expográficas de um museu tradicional, o Museu Municipal de Borborema, e de um museu comunitário, o Museu da Escola Viva Olho do Tempo, ambos localizados no Estado da Paraíba. Nessa perspectiva, a análise perpassa sobre como os sujeitos sociais são representados nesses dois museus,diametralmente opostos na forma de construção de suas exposições. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Patrimônio Cultural, Diversidade e Territórios |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
4531-Texto do artigo-14978-1-10-20140625.pdf | 843,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons