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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25885
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGOMES, MARIA EDUARDA DIAS-
dc.date.accessioned2023-01-23T10:37:06Z-
dc.date.available2024-06-07-
dc.date.available2023-01-23T10:37:06Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25885-
dc.description.abstractCollege students experience challenges during higher education and adopt strategies to regulate their emotions as their emotions intensify. Research has increased with the purpose of a better understanding of the factors related to emotional dysregulation; however, there are few interventions developed to promote self-regulation in the college population. Considering this, the present study aimed to adapt and apply an intervention for self-regulation of anxiety, a prevalent emotion, in college students. To this end, it was divided into two studies, one to assess symptoms and identify management strategies used, and the second to develop and apply a protocol to promote self-regulation in the sample through the acquisition of adaptive strategies. For the first study, the assessment, the following instruments were used for screening and classification of symptoms and regulation strategies: Questionnaire; Depression Anxiety and Stress Scale; Emotional Regulation Questionnaire; The Mind Overcoming Mood Inventory; Semi-structured Interview. In the second study, the adaptation of the intervention was based on the Cognitive-Behavioral Therapy, and the implementation was evaluated through the Monitoring Form used by the applicator. From the scores, the classification of the instruments, and the descriptive analyses, the prevalence of anxious symptoms and the use of maladaptive strategies based on emotional suppression by the group evaluated was verified. Finally, the development of the intervention whose basis enables the acquisition of self-regulation strategies, as well as the progress of the participants from the application of the first module of the intervention, in terms of collaboration, understanding, and applicability.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-23T10:37:06Z No. of bitstreams: 1 EDUARDA DIAS- TCC.pdf: 340871 bytes, checksum: d7e76ae776c506c2a9be71bf7d69913b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-23T10:37:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDUARDA DIAS- TCC.pdf: 340871 bytes, checksum: d7e76ae776c506c2a9be71bf7d69913b (MD5) Previous issue date: 2022-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectRegulação Emocional; Emoções; Saúde do estudante; Intervenção online; Ansiedadept_BR
dc.titleESTRATÉGIAS PARA AUTORREGULAÇÃO DAS EMOÇÕES EM UNIVERSITÁRIOS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Simeão, Shirley de Souza Silva-
dc.description.resumoOs universitários vivenciam desafios durante o ensino superior e, adotam estratégias de regulação das emoções, conforme ocorre a intensificação destas. As pesquisas têm crescido com objetivo de uma maior compreensão acerca dos fatores relacionados à desregulação emocional, entretanto são escassas as intervenções desenvolvidas para promover a autorregulação na população universitária. Considerando isso, o presente estudo visou adaptar e aplicar uma intervenção para autorregulação da ansiedade, emoção prevalente, em universitários. Para isso, foi dividido em dois estudos, um para avaliar os sintomas e identificar estratégias de manejo utilizadas, e o segundo para elaboração e aplicação de um protocolo a fim de promover a autorregulação na amostra através da aquisição de estratégias adaptativas. Para o primeiro estudo, a avaliação, foram utilizados para rastreio e classificação dos sintomas e estratégias de regulação os seguintes instrumentos: Questionário; Escala de Ansiedade Depressão e Estresse; Questionário de Regulação Emocional; Inventário de A mente Vencendo o Humor; Entrevista Semiestruturada. No segundo estudo, a adaptação da intervenção, foi realizada com base na Terapia Cognitivo-Comportamental, já a implementação foi avaliada através da Ficha de Acompanhamento utilizada pelo aplicador. A partir dos escores, classificação dos instrumentos e das análises descritivas constatou-se a prevalência da sintomatologia ansiosa e da utilização de estratégias desadaptativas baseadas na supressão emocional, pelo grupo avaliado e, por fim, o desenvolvimento da intervenção cuja base possibilita a aquisição das estratégias de autorregulação, bem como o progresso dos participantes a partir da aplicação do primeiro módulo da intervenção, nos quesitos colaboração, compreensão e aplicabilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

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