Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25892
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, CRISLAINE ALVES DA-
dc.date.accessioned2023-01-23T11:03:39Z-
dc.date.available2023-01-23T11:03:39Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25892-
dc.description.abstractThis work aims to present the results of a bibliographic review about digital literacy and the use of information technologies in the classroom. It also proposes a reflection on the impacts that these technologies bring to the context in which they are inserted, aiming to increase their importance in school. The use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) understands digital literacy as an acquisition of a set of skills to read, write and interact with the mediation of digital equipment. With the fact that new generations are exposed to technological equipment from an early age, the tendency to acquire digital literacy happens naturally as they reach the stages of human development, according to Jean Piaget, positively increasing the impacts of the school learning process. The results indicate that the adoption of a teaching and learning approach guided by digital literacy puts the school environment in evidence, bringing results that enable not only the democratization of different cultures, such as digital, but also the development of reading and writing skills.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-23T11:03:39Z No. of bitstreams: 1 TCC_CRIS_LETRAS.pdf: 341538 bytes, checksum: cb87f68c24187162b349c521e5ac18c9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-23T11:03:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_CRIS_LETRAS.pdf: 341538 bytes, checksum: cb87f68c24187162b349c521e5ac18c9 (MD5) Previous issue date: 2022-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLetramento Digital, Tecnologia, Aprendizagempt_BR
dc.titleLETRAMENTO DIGITAL: ESTRATÉGIAS PARA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO EM SALA DE AULApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Francelino, Pedro Farias-
dc.description.resumoEsse trabalho tem a finalidade de apresentar resultados de uma revisão bibliográfica acerca do letramento digital e a utilização das tecnologias da informação em sala de aula. Propõe, ainda, uma reflexão sobre os impactos que essas tecnologias trazem para o contexto em que se inserem, visando ampliar a sua importância na escola. A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) compreende o letramento digital como uma aquisição de um conjunto de habilidades para ler, escrever e interagir com a mediação de equipamentos digitais. Com o fato das novas gerações estarem expostas a equipamentos tecnológicos desde muito cedo, a tendência de adquirirem o letramento digital acontece naturalmente como eles alcançam as fases do desenvolvimento humano, segundo Jean Piaget, aumentando positivamente os impactos do processo de aprendizagem escolar. Os resultados apontam que a adoção de uma abordagem de ensino e aprendizagem pautada pelo letramento digital coloca o ambiente escolar em evidência, trazendo resultados que possibilitam não só a democratização de culturas diferentes, como a digital, mas também o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CRIS_LETRAS.pdf333,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.