Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Mikeas Silva de-
dc.date.accessioned2017-10-16T16:43:23Z-
dc.date.available2017-01-20-
dc.date.available2017-10-16T16:43:23Z-
dc.date.issued2016-11-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2590-
dc.description.abstractScientific Literacy is the ability to get involved with the issues related to science and the science itself, as a reflective citizen. There is a concern about scientific literacy levels of students and the general population, and the literature review displays difficulties and shortage of studies that perform this type of approach, or when they do, recede to the perspective of alfabetização científica (from Portuguese, scientific literacy). This study aimed to present the scientific literacy levels in chemistry of a high school graduating class from the reading, writing and argumentation used in solving investigative cases. Thus, two investigative cases were created with the issues Diabetes Mellitus and Repellents, for two classes, with 27 and 33 students, of Severino Félix de Brito School, to solve them. For the analysis of the results were created five scientific literacy indicators (perception of science and technology in daily life, working with scientific information, solving problems, scientific language and argumentation), divided into four levels of scientific literacy. From the analysis of the presentation of cases and texts produced by the students, we concluded that among the students analyzed, 92% of them are ending high school with inadequate level of scientific literacy. Besides having great difficulty in making decisions scientifically, searching, arguing and perceiving science in their daily lives.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2017-10-16T16:43:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MSL16102017.pdf: 8076701 bytes, checksum: 6ad726bdfb206d2f9db61410370f54d7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-16T16:43:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MSL16102017.pdf: 8076701 bytes, checksum: 6ad726bdfb206d2f9db61410370f54d7 (MD5) Previous issue date: 2016-11-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLetramento científicopt_BR
dc.subjectCasos investigativospt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subjectInvestigative casespt_BR
dc.subjectscience educationpt_BR
dc.titleCategorização de níveis de letramento científico utilizando casos investigativospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Weber, Karen Cacilda-
dc.contributor.referee1Lima Junior, Claúdio Gabriel-
dc.contributor.referee2Azeredo, Maria Alves de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4644906H7pt_BR
dc.description.resumoLetramento científico é a habilidade de se envolver com as questões relacionadas com a ciência e com a ciência em si, como um cidadão reflexivo. Há uma preocupação com os níveis de letramento científico de alunos e da população em geral, e a revisão da literatura revela dificuldades e escassez de trabalhos que realizam esse tipo de abordagem, ou quando realizam, retrocedem para a perspectiva da alfabetização científica. Este trabalho teve como objetivo apresentar os níveis de letramento científico em química de uma turma de concluintes do ensino médio a partir da leitura, escrita e argumentação utilizada na resolução de casos investigativos. Assim, foram criados dois casos investigativos, com os temas Diabetes Mellitus e Repelentes, para que duas turmas, com 27 e 33 alunos, da Escola Severino Félix de Brito, os solucionassem. Para a análise dos resultados foram criados cinco indicadores de letramento científico (percepção da ciência e tecnologia com o cotidiano, trabalho com informações científicas, resolução de problemas, linguagem científica e argumentação), divididos em quatro níveis de letramento científico. A partir da análise da apresentação dos casos e dos textos produzidos pelos alunos concluímos que dentre os alunos analisados, 92% deles estão concluindo o ensino médio com nível de letramento científico inadequado. Além de apresentarem grandes dificuldades em tomar decisões cientificamente, pesquisar, argumentar e perceber a ciência no seu cotidiano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSL16102017.pdf7,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons