Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, João Batista de Sousa-
dc.date.accessioned2017-10-16T18:08:35Z-
dc.date.available2016-12-21-
dc.date.available2017-10-16T18:08:35Z-
dc.date.issued2016-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2591-
dc.description.abstractWhen we reflect on the chemistry teaching at schools, we realize that students have difficulty understanding the presence of the chemical in their daily lives. To make it more accessible is necessary to employ, Themes present in the daily lives of learners and which are of great relevance to today's society, such as the replacement of fossil fuels with alternative less damaging to the environment. The use of fossil fuels is widespread in the world, but due to possible depletion of this energy source, the search for new alternative fuels is faster each year. This theme is addressed due to lack of interest of students in learning science, then there was the need to bring scientific concepts with the knowledge acquired by students throughout his life. Thus, this paper proposes a construction strategy related to the thematic knowledge of alternative energies, based on the approach of the Three Pedagogic Moments Delizoicov and contribution of other authors (2011).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2017-10-16T18:08:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JBSC16102017.pdf: 1364487 bytes, checksum: 891cbc440dfdc60c12eff76c59ad770f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-16T18:08:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JBSC16102017.pdf: 1364487 bytes, checksum: 891cbc440dfdc60c12eff76c59ad770f (MD5) Previous issue date: 2016-11-23en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectCombustíveis fosséispt_BR
dc.subjectFontes de energiapt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectFossil fuelspt_BR
dc.subjectEnergy sourcespt_BR
dc.titleUtilização de momentos pedagógicos para a compreensão das novas alternativas energéticaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Weber, Karen Cacilda-
dc.contributor.referee1Lima Júnior, Claúdio Gabriel-
dc.contributor.referee2Saldanha, Teresa Cristina Bezzera-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8200511Y6pt_BR
dc.description.resumoQuando refletimos sobre o ensino de química nas escolas, percebemos que os alunos têm dificuldade em compreender a presença da química em seu cotidiano. Para torná-la mais acessível é necessário empregar, temas presentes no cotidiano dos educandos e que sejam de grande relevância para a sociedade atual, como é o caso da substituição de combustíveis fósseis por alternativas menos danosas ao meio ambiente. A utilização de combustíveis fósseis é muito difundida no mundo, mas devido ao possível esgotamento dessa fonte energética, a busca por novas alternativas de combustíveis se encontra mais acelerada a cada ano. Esta temática foi abordada devido ao desinteresse dos educandos em aprender ciências, então verificou-se a necessidade de aproximar os conceitos científicos com os conhecimentos adquiridos pelos educandos ao longo de sua vida. Assim, o presente trabalho propõe uma estratégia de construção do conhecimento relacionado à temática das energias alternativas, baseada na abordagem dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e contribuição de outros autores (2011).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBSC16102017.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons