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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25921
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTolentino, Átila Bezerra-
dc.date.accessioned2023-01-23T18:12:05Z-
dc.date.available2023-01-23-
dc.date.available2023-01-23T18:12:05Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25921-
dc.description.abstractBy understanding that the cultural heritage is constituted as a social space for political, economic and symbolic dispute, this article aims to identify and reflect how the cultural diversity and the collective memories of Gramame Valley communities (Paraíba, Brazil) are represented in the exhibition narrative of the Escola Viva Olho do Tempo Community Museum. The debate takes into account ideas already discussed by authors dealing with the cultural heritage as a category of thought, as well as issues raised by Stuart Hall about the construction of cultural identity in modernity, the creation of memory as a social element, from Maurice Halbwachs and Paul Ricouer, and the power relations that involve the idea of symbolic capital proposed by Pierre Bourdieu. In addition to the theoretical research, this work was based on participant observation during the fieldwork, which took place between 2014 and 2015. As a result, it is proposed that museums are spaces made up of power and empowerment. Thus, new subjects and social groups such as the communities of Gramame Valley, commonly unrepresented or silenced in these spaces, are taking ownership of museums to conform their memories and identities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Nascimento (andre.joao@academico.ufpb.br) on 2023-01-23T18:12:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) midas-1012.pdf: 559745 bytes, checksum: ac069de35bf970bf4ad7c1a030be1664 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofRevista Midas - Museus e Estudos Interdisciplinares.pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectpatrimónio culturalpt_BR
dc.subjectpatrimónio cultural imaterialpt_BR
dc.subjectmuseologia socialpt_BR
dc.subjectmemóriapt_BR
dc.subjectidentidadept_BR
dc.subjectcultural heritagept_BR
dc.subjectintangible cultural heritagept_BR
dc.subjectsocial museologypt_BR
dc.subjectmemorypt_BR
dc.subjectidentitypt_BR
dc.titlePatrimónio cultural e discursos museológicos: narrativas de memórias e identidades locais.pt_BR
dc.title.alternativeCultural heritage and museum discourse: memories of narratives and local identities.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.citation.volume1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage14pt_BR
dc.description.resumoAo compreender que a área do património cultural se constitui como um espaço social de disputa política, económica e simbólica, este artigo pretende identificar e refletir de que forma a diversidade cultural e as memórias coletivas das comunidades do Vale do Gramame (Estado de Paraíba, Brasil), são representadas na narrativa expositiva do Museu Comunitário da Escola Viva Olho do Tempo. O debate leva em consideração as discussões já travadas por autores que tratam o património cultural como categoria do pensamento, bem como questões apontadas por Stuart Hall a respeito da construção das identidades culturais na modernidade, a constituição da memória como um elemento social, a partir de Maurice Halbwachs e Paul Ricouer, e as relações de força que envolvem a conceção de capital simbólico proposto por Pierre Bourdieu. Além da pesquisa teórica, o trabalho pautou-se pela observação participante durante o trabalho de campo, ocorrido entre 2014 e 2015. Como resultado, propõe-se que os museus são espaços constituídos de poder e de empoderamento. Em função disso, novos sujeitos e grupos sociais, como as comunidades do Vale do Gramame, comummente não representadas ou silenciadas nesses espaços, estão a apropriar-se dos museus para que incluam as suas memórias e identidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:Patrimônio Cultural, Diversidade e Territórios

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