Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rodrigo Lelis da-
dc.date.accessioned2023-01-23T18:28:23Z-
dc.date.available2023-01-23-
dc.date.available2023-01-23T18:28:23Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25923-
dc.description.abstractThe present work aims to investigate in scientific publications whether Blended Learning in the teaching of Chemistry/Science uses the representational levels of Johnstone and Mahaffy. The method consists of an integrative literature review of studies published in the proceedings of two national events focused on the Teaching of Chemistry/Science, ENEQ and ENPEC. The digital collection consulted totaled 13,389 published papers, in the time frame from 2011 to 2021, of which 4,520 in ENEQs and 8,869 in ENPECs. Eighteen publications related to the research topic were pre-selected and, after reading the titles, keywords and abstracts, 15 studies were identified and included in this review. The qualitative data analysis was performed using IRAMUTEQ, by means of word cloud and similarity tree analysis. The selected publications were then read in their entirety. Through a qualitative approach, it was found that the application of the Flipped Classroom and Station Rotation methodologies in the teaching of Chemistry/Science was positive, however, the studies analyzed on the hybrid teaching model showed no explicit relationship with the levels of chemical understanding proposed by Johnstone and Mahaffy. The panorama outlined demonstrates the need for a modification in the way of teaching and learning Chemistry/Science, considering the demands presented in the context of blended learning in light of Johnstone's triangle and Mahaffy's tetrahedron. This work contributes to the teaching of Chemistry/Science by presenting an integrative literature review and using robust methodology and analysis techniques.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-01-23T18:28:23Z No. of bitstreams: 1 RLS23012023.pdf: 486813 bytes, checksum: e41ed5188e49f3e74f477256bfaeafec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-23T18:28:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RLS23012023.pdf: 486813 bytes, checksum: e41ed5188e49f3e74f477256bfaeafec (MD5) Previous issue date: 2022-12-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectModelos híbridospt_BR
dc.subjectTriângulo de Johnstonept_BR
dc.subjectTetraedro de Mahaffypt_BR
dc.subjectBlended learningpt_BR
dc.subjectHybrid modelspt_BR
dc.subjectJohnstone's trianglept_BR
dc.subjectMahaffy's tetrahedronpt_BR
dc.titleAnálise em anais do ENPEC/ENEQ sobre a temática de ensino híbrido com foco nos níveis do conhecimento químicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Junior, Claudio Gabriel-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo investigar nas publicações científicas se o Ensino Híbrido no ensino de Química/Ciências utiliza os níveis representacionais de Johnstone e Mahaffy. O método consiste em uma revisão integrativa da literatura dos trabalhos publicados em anais de dois eventos nacionais voltados para o Ensino de Química/Ciências, ENEQ e ENPEC. O acervo digital consultado totalizou 13.389 artigos publicados, no recorte temporal de 2011 a 2021, sendo 4.520 nos ENEQs e 8.869 nos ENPECs. Foram pré-selecionadas 18 publicações relacionadas ao tema pesquisado e, após a leitura dos títulos, palavras-chave e resumos, foram identificados 15 estudos que integraram essa revisão. A análise qualitativa dos dados foi realizada com o uso do IRAMUTEQ, por meio de uma análise de nuvem de palavras e da árvore de similitude. Em seguida, as publicações selecionadas foram lidas na íntegra. Por meio de uma abordagem qualitativa, verificou -se que a aplicação das metodologias de Sala de Aula Invertida e Rotação por Estações no ensino de Química/Ciências foi positiva, entretanto os estudos analisados sobre o modelo de ensino híbrido não apresentaram relação explícita com os níveis de entendimento químico propostos por Johnstone e Mahaffy. O panorama delineado demonstra a necessidade de uma modificação no modo de ensinar e aprender Química/Ciências, considerando as demandas que se apresentam no âmbito do ensino híbrido à luz do triângulo de Johnstone e do tetraedro de Mahaffy. Este trabalho contribui para o ensino de Química/Ciências por apresentar uma revisão integrativa de literatura e utilizar metodologia e técnicas de análises robustas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RLS23012023.pdf475,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.