Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25925
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SOUZA, FELIPPE DA SILVA E | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T10:21:52Z | - |
dc.date.available | 2024-12-07 | - |
dc.date.available | 2023-01-24T10:21:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25925 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work is to report the studies on the development and content validation of the Scale of Social Skills in the University Context (EHSU). The construction of the instrument was based on the main classes of social skills identified in the literature. In study 1, the set of items was submitted to the evaluation of five judges, psychology professionals with experience in construction and instruments and/or in the measured construct. The content validation level was applied, evaluating the levels of language clarity, practical relevance and theoretical conversion. Study 2 involved 82 university students who assessed language clarity and the evolution of the target population, in addition to checking the scale's semantics and spelling. Good results were achieved in both studies, which allows continuity in the validation research, aiming at greater scientific rigor of the aforementioned measurement instrument. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-24T10:21:52Z No. of bitstreams: 1 TCC_final_depósito.pdf: 497664 bytes, checksum: 63960d4b38ee72f784503d0d5339b579 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-24T10:21:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_final_depósito.pdf: 497664 bytes, checksum: 63960d4b38ee72f784503d0d5339b579 (MD5) Previous issue date: 2022-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.subject | habilidades sociais; universitários; psicometria; validade; avaliação psicológica | pt_BR |
dc.title | ESCALA DE HABILIDADES SOCIAIS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: PROCESSO DE ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Adriana de Andrade Gaião e | - |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho é relatar o desenvolvimento e validação de conteúdo da Escala de Habilidades Sociais no Contexto Universitário (EHSU). A construção do instrumento foi baseada nas principais classes de habilidades sociais apontadas pela literatura. No estudo 1, o conjunto de itens foi submetido à avaliação de cinco juízes, profissionais de psicologia com experiência em construção e de instrumentos e/ou no constructo mensurado. Foi aplicado o coeficiente de validade de conteúdo, sendo avaliado os níveis de clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica. No estudo 2, participaram 82 estudantes universitários que avaliaram a clareza de linguagem e a adequação a população-alvo, além de verificar a semântica e a ortografia da escala. Foram alcançados bons resultados em ambos os estudos, o que permite a continuidade na pesquisa de validação, visando um maior rigor científico do referido instrumento de medida. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Psicologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_final_depósito.pdf | 486 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.