Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, FELIPPE DA SILVA E-
dc.date.accessioned2023-01-24T10:21:52Z-
dc.date.available2024-12-07-
dc.date.available2023-01-24T10:21:52Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25925-
dc.description.abstractThe objective of this work is to report the studies on the development and content validation of the Scale of Social Skills in the University Context (EHSU). The construction of the instrument was based on the main classes of social skills identified in the literature. In study 1, the set of items was submitted to the evaluation of five judges, psychology professionals with experience in construction and instruments and/or in the measured construct. The content validation level was applied, evaluating the levels of language clarity, practical relevance and theoretical conversion. Study 2 involved 82 university students who assessed language clarity and the evolution of the target population, in addition to checking the scale's semantics and spelling. Good results were achieved in both studies, which allows continuity in the validation research, aiming at greater scientific rigor of the aforementioned measurement instrument.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-24T10:21:52Z No. of bitstreams: 1 TCC_final_depósito.pdf: 497664 bytes, checksum: 63960d4b38ee72f784503d0d5339b579 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-24T10:21:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_final_depósito.pdf: 497664 bytes, checksum: 63960d4b38ee72f784503d0d5339b579 (MD5) Previous issue date: 2022-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjecthabilidades sociais; universitários; psicometria; validade; avaliação psicológicapt_BR
dc.titleESCALA DE HABILIDADES SOCIAIS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: PROCESSO DE ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Adriana de Andrade Gaião e-
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é relatar o desenvolvimento e validação de conteúdo da Escala de Habilidades Sociais no Contexto Universitário (EHSU). A construção do instrumento foi baseada nas principais classes de habilidades sociais apontadas pela literatura. No estudo 1, o conjunto de itens foi submetido à avaliação de cinco juízes, profissionais de psicologia com experiência em construção e de instrumentos e/ou no constructo mensurado. Foi aplicado o coeficiente de validade de conteúdo, sendo avaliado os níveis de clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica. No estudo 2, participaram 82 estudantes universitários que avaliaram a clareza de linguagem e a adequação a população-alvo, além de verificar a semântica e a ortografia da escala. Foram alcançados bons resultados em ambos os estudos, o que permite a continuidade na pesquisa de validação, visando um maior rigor científico do referido instrumento de medida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_final_depósito.pdf486 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.