Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25926Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | FIGUEIREDO, ISADORA COSTA | - |
| dc.date.accessioned | 2023-01-24T10:24:42Z | - |
| dc.date.available | 2024-12-06 | - |
| dc.date.available | 2023-01-24T10:24:42Z | - |
| dc.date.issued | 2022-12 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25926 | - |
| dc.description.abstract | The study aimed to evaluate the students' expressiveness and emotional regulation. Participants were 107 university students, aged between 18 and 54 years old, who answered the Emotional Regulation Questionnaire (ERQ), a sociodemographic questionnaire and a questionnaire about their experience and the way they deal with their emotions. Data collection took place using an online form, qualitative analysis by grouping into categories based on content, based on Bardin's model, and descriptive and correlation analysis of open questions using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) software. The results indicated that the main families of emotions experienced were fear, joy, sadness, stress and anger and the main coping strategies were cognitive reassessment, avoidance and problem solving and, as for the ERQ, they showed a greater use of cognitive reassessment and not correlations were observed between the strategies and variables of the sample and statistically significant differences between the averages of the participants. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-24T10:24:42Z No. of bitstreams: 1 TCC Versão Final - Isadora Costa Figueiredo.pdf: 228176 bytes, checksum: 2feb6b00bcc6bf4e73fdfc3a6147d81c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-24T10:24:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Versão Final - Isadora Costa Figueiredo.pdf: 228176 bytes, checksum: 2feb6b00bcc6bf4e73fdfc3a6147d81c (MD5) Previous issue date: 2022-12 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Emoções; Regulação emocional; Estudantes universitários; Saúde mental. | pt_BR |
| dc.title | EXPRESSIVIDADE E ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO EMOCIONAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Simeão, Shirley de Souza Silva | - |
| dc.description.resumo | O estudo objetivou avaliar a expressividade e regulação emocional dos estudantes. Participaram 107 universitários, com idades entre 18 e 54 anos, que responderam ao Questionário de Regulação Emocional (ERQ), a um questionário sociodemográfico e sobre a vivência e a forma como lidam com suas emoções. A coleta de dados aconteceu por meio de um formulário online, a análise qualitativa das questões abertas por agrupamento em categorias em função do conteúdo, baseada no modelo de Bardin, e as análises descritivas e de correlação através do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados indicaram que as principais famílias de emoções experienciadas foram medo, alegria, tristeza, estresse e raiva e as principais estratégias de enfrentamento foram reavaliação cognitiva, evitação e resolução de problemas e, quanto ao ERQ, apresentaram um maior uso da reavaliação cognitiva e não foram observadas correlações entre as estratégias e as variáveis da amostra e diferenças estatisticamente significativas entre as médias dos participantes. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Psicologia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC Versão Final - Isadora Costa Figueiredo.pdf | 222,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
