Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFIGUEIREDO, ISADORA COSTA-
dc.date.accessioned2023-01-24T10:24:42Z-
dc.date.available2024-12-06-
dc.date.available2023-01-24T10:24:42Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25926-
dc.description.abstractThe study aimed to evaluate the students' expressiveness and emotional regulation. Participants were 107 university students, aged between 18 and 54 years old, who answered the Emotional Regulation Questionnaire (ERQ), a sociodemographic questionnaire and a questionnaire about their experience and the way they deal with their emotions. Data collection took place using an online form, qualitative analysis by grouping into categories based on content, based on Bardin's model, and descriptive and correlation analysis of open questions using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) software. The results indicated that the main families of emotions experienced were fear, joy, sadness, stress and anger and the main coping strategies were cognitive reassessment, avoidance and problem solving and, as for the ERQ, they showed a greater use of cognitive reassessment and not correlations were observed between the strategies and variables of the sample and statistically significant differences between the averages of the participants.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-24T10:24:42Z No. of bitstreams: 1 TCC Versão Final - Isadora Costa Figueiredo.pdf: 228176 bytes, checksum: 2feb6b00bcc6bf4e73fdfc3a6147d81c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-24T10:24:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Versão Final - Isadora Costa Figueiredo.pdf: 228176 bytes, checksum: 2feb6b00bcc6bf4e73fdfc3a6147d81c (MD5) Previous issue date: 2022-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectEmoções; Regulação emocional; Estudantes universitários; Saúde mental.pt_BR
dc.titleEXPRESSIVIDADE E ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO EMOCIONAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Simeão, Shirley de Souza Silva-
dc.description.resumoO estudo objetivou avaliar a expressividade e regulação emocional dos estudantes. Participaram 107 universitários, com idades entre 18 e 54 anos, que responderam ao Questionário de Regulação Emocional (ERQ), a um questionário sociodemográfico e sobre a vivência e a forma como lidam com suas emoções. A coleta de dados aconteceu por meio de um formulário online, a análise qualitativa das questões abertas por agrupamento em categorias em função do conteúdo, baseada no modelo de Bardin, e as análises descritivas e de correlação através do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados indicaram que as principais famílias de emoções experienciadas foram medo, alegria, tristeza, estresse e raiva e as principais estratégias de enfrentamento foram reavaliação cognitiva, evitação e resolução de problemas e, quanto ao ERQ, apresentaram um maior uso da reavaliação cognitiva e não foram observadas correlações entre as estratégias e as variáveis da amostra e diferenças estatisticamente significativas entre as médias dos participantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Versão Final - Isadora Costa Figueiredo.pdf222,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.