Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25937
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Mylena Vieira-
dc.date.accessioned2023-01-24T11:04:04Z-
dc.date.available2024-01-01-
dc.date.available2023-01-24T11:04:04Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25937-
dc.description.abstractThis work aims to briefly explore the theme of dystopia in pop culture from the point of view of Cultural History, using the Australian movie franchise Mad Max, which is composed of four films, released from 1979 to 2015. We consider that dystopias are born from social anxieties, being a tool to elaborate representations of these fears in fictional spaces which are in turn incorporated to discourses about reality. The first chapter approaches the history of dystopia and its possibilities as historical sources, the second focuses the franchise’s position in the cinema market, and the last one discusses the relations between the movies, the historical moment in which they were produced and dystopian fiction. The research confirms that, in the last decades, dystopia went from a mainly militant and literary genre of fiction to become part of pop culture and mass entertainment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-24T11:04:04Z No. of bitstreams: 1 TCC - Mylena - versão final (3).pdf: 1763088 bytes, checksum: c5b51a7423f0d8e9ead151a445540362 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-24T11:04:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Mylena - versão final (3).pdf: 1763088 bytes, checksum: c5b51a7423f0d8e9ead151a445540362 (MD5) Previous issue date: 2022-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectCultura Pop; História Cultural; Utopia.pt_BR
dc.titleVivendo no mundo distópico: Mad Max e a pós-história no cinema poppt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira , Carla Mary da Silva-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo fazer uma breve exploração das distopias na cultura pop, pelo ponto de vista da História Cultural, a partir da franquia de cinema australiana Mad Max, do diretor George Miller, que é composta por quatro filmes lançados entre 1979 e 2015. Considera-se que as distopias são alimentadas por ansiedades sociais, sendo uma forma de elaborar representações de medos reais em espaços ficcionais, e que frequentemente elas são incorporadas aos discursos sobre a realidade. O primeiro capítulo aborda questões sobre a história da distopia e suas possibilidades como fonte histórica, o segundo foca na posição de Mad Max no mercado cinematográfico e, por fim, o último capítulo discute as relações entre os filmes, seu momento histórico de produção e a ficção distópica. A pesquisa confirma que, nas últimas décadas, a distopia deixou de ser um gênero principalmente literário e de caráter militante para tornar-se parte da cultura pop e do mercado entretenimento em massa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mylena - versão final (3).pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.