Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25943
Tipo: TCC
Título: ENTRE AS ARTES DE NAVEGAR E AS PUNIÇÕES: O COTIDIANO NA ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIRO NA PARAÍBA (1871-1942)
Autor(es): MORAIS, ALLAN DA SILVA RIBEIRO DE
Primeiro Orientador: Cury, Claudia Engler
Resumo: Esta monografia visou discutir o contexto relacional entre o ensino das artes de marinhagem como uma modalidade de ensino voltado para a profissionalização de marinheiros nacionais e os métodos multidisciplinares de características punitivas/repressivas orientadas aos aquartelados remetidos à Escola de Aprendizes Marinheiros, na província da Paraíba entre os anos de 1871 a 1942, visualizando como essa prerrogativa de educação profissional e violência disciplinar foram postuladas como norteadoras formativa/educativa daqueles paupérrimos e desvalidos que comporiam as fileiras da armada naval. Esse arregimento da violência hierarquizada perpassa a lógica foucaltiana de docilização e controle das ações cotidianas, sendo essas responsáveis pela possibilidade de uma plena homogeneização dos corpos que, em decorrência dos novos preceitos ideológicos, necessitavam ser não somente separados e subjugados, mas também civilizados. É destacadamente sobre esse processo de transição intercambial entre sistemas governamentais (Monarquia e República) que a Companhia de AprendizesMarinheiros da Paraíba emergiu sob os novos discursos civilizatórios, os quais não hão de excluir a tradicional cultura militarizada da disciplina impositiva e vigilância segregacionista, convergindo assim para uma amálgama de civilidade controlada. Neste contexto de difusão educativa pautada em transformações estagnantes, o presente estudo dialoga com o campo da História da Educação, mais especificamente tendo como referências a cultura escolar, a cultura material escolar e as discussões sobre métodos punitivos e disciplinares no ambiente das instituições escolares. A documentação consultada a exemplo de Relatórios de Presidente de Província (RPP) e Livros de Copiador de Ofício se referem a documentos já transcritos e digitados a partir do Arquivo da Marinha do Brasil no Rio de Janeiro e disponibilizada para dois grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em História da Educação no Nordeste Oitocentisa (GHENO/UFPB), assim como o Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Diversidade (GEPHED/UFRN). Dessa forma, conclui-se que, apesar das vultosas vistas aplanadas que o projeto civilizacional concedeu aos indivíduos sem projeção social e cultural, isto é, aos ordinários, a efêmera sensação logo passou por entre seus olhos diante da constatação de espaços preservados e novamente legitimados a cumprirem sua missão, qual seja: caçar, capturar e incutir o mínimo necessário de conhecimentos básicos, tornando-os assim aptos a utilização de uma nação que desejava modernizar-se.
Abstract: This monograph aimed to discuss the relational context between the teaching of seamanship arts as a teaching modality aimed at the professionalization of national sailors and the multidisciplinary methods of punitive/repressive characteristics oriented to barracks sent to the School of Marine Apprentices in the province of Paraíba between the years 1871 to 1942, viewing how this prerogative of professional education and disciplinary violence were postulated as formative/educational guidelines for those very poor and disadvantaged who would make up the ranks of the naval armada. This array of hierarchical violence permeates the Foucautian logic of docile and control everyday actions, which are responsible for the possibility of a full homogenization of bodies that, as a result of new ideological precepts, needed to be not only separated and subjugated, but also civilized. It is prominently on this process of exchange transition between governmental systems (Monarchy and Republic) that the Company of Apprentices-Marinheiros of Paraíba will emerge on the new civilizational discourses, which will not exclude the traditional militarized culture of imposing discipline and segregationist surveillance , thus converging on an amalgamation of controlled civility. In this context of educational diffusion based on stagnant transformations, this study of a descriptive character and qualitative approach to the sources is typified by dialoguing with the field of History of Education, more specifically with references to school culture, school material culture and discussions on methods punitive and disciplinary measures in the environment of school institutions. The documentation consulted, for example, Provincial President Reports (RPP) and Official Copier Books refer to documents already transcribed and typed from the Brazilian Navy archive in Rio de Janeiro and made available to two research groups: Group of Research in the History of Education in the Northeast 19th century (GHENO/UFPB), as well as the Group of Studies and Research in History, Education and Diversity (GEPHED/UFRN). In this way, it is concluded that, despite the huge flattened views that the civilizational project granted to individuals without social and cultural projection, that is, the ordinary, the ephemeral sensation soon passed between their eyes in front of the observation of preserved and again legitimized spaces to fulfill their mission, namely: hunting, capturing and instilling the necessary minimum of basic knowledge, thus making them suitable for the use of a nation that wanted to modernize itself.
Palavras-chave: Escola de Apredizes-Marinheiros, Educação profissional, Métodos punitivos, Homogeinização dos corpos, Projeto civilizacional.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25943
Data do documento: Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Allan TCC II - 08.11.2021. corrigido.pdf283,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.