Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25945Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | ARAÚJO, LEANDRO BARBOSA DE | - |
| dc.date.accessioned | 2023-01-24T11:49:02Z | - |
| dc.date.available | 2023-01-24T11:49:02Z | - |
| dc.date.issued | 2022-12 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25945 | - |
| dc.description.abstract | This work aims to promote the emancipation of high school students by didactic sequences with sharing the reading process of the short story Brincadeira, by Miriam Alves, the poems Para a Menina, by Conceição Evaristo and O Buraco do Espelho, by Arnaldo Antunes, which can stimulate critical and reflective debate about racism, violence and exclusionary practices, affirmation of identity and depression. This didactic sequences was based on the Engaged Pedagogy of bell hooks (2013). As an analytical category, a study will be carried out on working with the literary text in the classroom, seeking to develop didactic sequences that arouse reflections in the reader, with emphasis on the voice of denunciation, on the mobilized feeling, seeking to highlight the importance of this reading in the process of awareness, of combat violence and exclusionary practices that occur in the classroom, as well as in society itself. To theoretically support this work, we used the National Common Curricular Base (2016), and authors such as bell hooks (2013), Todorov (2009), Paulo Freire (1988), among others. Thus, the present work is based on a qualitative bibliographical research, about the reflection on the approach of the literary text in the classroom, the analysis of literary works, as well as theorists who contribute to the teaching of literature. We justify the choice of literature associated with social themes as a source of research due to the significant representativeness that the literary text brings to the teaching-learning process, contributing to the integral formation of students, to social transformation and to the development of proficient readers. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-24T11:49:02Z No. of bitstreams: 1 TCC Leandro Barbosa de Araújo.pdf: 577009 bytes, checksum: 6ab4d7ab6b72bc38e50f979b34999929 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-24T11:49:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Leandro Barbosa de Araújo.pdf: 577009 bytes, checksum: 6ab4d7ab6b72bc38e50f979b34999929 (MD5) Previous issue date: 2022-12 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Leitura literária; Sequência didática; Emancipação; Conceição Evaristo; Miriam Alves; Arnaldo Antunes | pt_BR |
| dc.title | LITERATURA E EMANCIPAÇÃO: TEMAS SOCIAIS EM FOCO NO CONTO BRINCADEIRA, DE MIRIAM ALVES E NOS POEMAS PARA A MENINA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO E O BURACO DO ESPELHO, DE ARNALDO ANTUNES | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Costa, Fabiana Ferreira da | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho objetiva promover a emancipação de alunos do ensino médio, via sequências didáticas, com partilha do processo de leitura do conto Brincadeira, de Miriam Alves e dos poemas Para a Menina, de Conceição Evaristo e O Buraco do Espelho, de Arnaldo Antunes, que podem estimular o debate crítico e reflexivo sobre racismo, violência e práticas excludentes, afirmação da identidade e depressão. As sequências didáticas foram fundamentadas na Pedagogia Engajada de bell hooks (2013). Como categoria analítica, a partir da realização de um estudo sobre o trabalho com o texto literário em sala de aula, desenvolvemos sequências didáticas no intuito de suscitar reflexões ao leitor, com ênfase na voz de denúncia e no sentimento mobilizado, evidenciando a importância dessa leitura no processo de conscientização e de combate às violências e práticas excludentes que ocorrem na sala de aula, assim como na sociedade. Para fundamentar teoricamente este trabalho, utilizamos a Base Nacional Comum Curricular (2016) e autores como bell hooks (2013), Todorov (2009), Paulo Freire (1988), entre outros(as). Desse modo, o presente trabalho se pautou em uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, acerca da reflexão sobre a abordagem do texto literário em sala, na análise de obras literárias, bem como de teóricos(as) que contribuem para o ensino de literatura. Justificamos a escolha da literatura associada a temas sociais como fonte de pesquisa pela representatividade significativa que o texto literário traz para o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a formação integral dos discentes, para a transformação social e para o desenvolvimento de leitores proficientes. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC Leandro Barbosa de Araújo.pdf | 563,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
