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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Rodolfo França de-
dc.date.accessioned2023-01-24T12:04:47Z-
dc.date.available2023-01-24T12:04:47Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25949-
dc.description.abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-24T12:04:47Z No. of bitstreams: 1 Rodolfo França de Souza (1) (1).docx (1).pdf: 1397445 bytes, checksum: 4801bbb41cc4765ee138e29f840bca0c (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectJapão; Cinema; História Contemporânea.pt_BR
dc.titleDo cinema mudo à Nuberu Bagu: uma introdução ao Japão e seu cinema industrialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Veiga, Ana Maria-
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é conduzir uma introdução a história do Japão sob o viés do cinema, através das intensas transformações conjunturais que ocorreram durante o século XX. Conforme o sucesso do cinema industrial japonês, correspondido periodicamente do começo do século XX até a década de 1970. Sempre aplicando o esforço de pensar às vezes que o cinema foi utilizado como ferramenta política. Este cinema japonês, que em sua essência, sempre foi industrial e deteve pouco espaço para a influência independente. Para isto, é abarcada a conjuntura política do período anterior, que no ocidente, se entende como era “feudal japonesa”, conhecido como período Edo. O período foi bastante influente para o cinema, formulando um próprio gênero cinematográfico discutido no artigo. O cinema - da transição do período Edo para o período contemporâneo - foi utilizado como instrumento de modernização, apesar de em sua gênese, se inspirar fortemente no teatro tradicional japonês. Essa herança, no início do século XX, é debatida. E as influências externas de Hollywood são incorporadas ao ato de fazer cinema no Japão no começo do século. A primeira e segunda guerra afetam diretamente a cinematografia, utilizada como propaganda de guerra durante a primeira e censurada após a derrota do eixo na segunda. Esse cinema, é novamente utilizado como ferramenta para a condução intelectual-popular da política do país, e do fazer do senso comum. Por vezes estimulando a belicosidade, e após a guerra, trazendo a perspectiva pacifista estimulada pela ocupação americana em território japonês. Após a segunda guerra, o cinema japonês - hoje conhecido como clássico - se consolida, durante a década de 1950. Quando há a expansão cinematográfica do Japão para o mundo ocidental, ganhando festivais e conquistando aclamação crítica. Com a chegada da televisão e da popularização do home-video o cinema mainstream entra em decadência, e os diretores e produtoras procuram se reinventar através do exploitation que ficou conhecido como o movimento da Nuberu Bagu. Buscando novas formas de invenção, mas também por consequência, trazendo perspectivas novas e nunca antes vistas como o gênero e a sexualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - História

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